Rede vende franquia de sanduíche árabe em contêiner por R$ 200 mil

Larissa Coldibeli

Colaboração para o UOL, em São Paulo

A rede de franquias Mister Sheik acaba de inaugurar um restaurante em contêiner na Galeria Pagé, na região da rua 25 de Março, área de comércio popular em São Paulo. Além do novo modelo de negócio, a empresa aposta em um novo produto como carro-chefe, o shawarma, sanduíche de origem árabe feito com carne assada no espeto vertical, assim como o churrasco grego.

A diferença para o churrasco grego, segundo Renata Gomes, diretora do Mister Sheik, está na carne de qualidade – é utilizada alcatra – e nos demais ingredientes do sanduíche, que é enrolado em pão folha, mais elástico que o pão sírio, e leva temperos variados, além do molho tahine. A unidade custa R$ 12 e o combo, com batata frita e refrigerante, sai por R$ 20.

A novidade, por enquanto, só pode ser provada na unidade da Galeria Pagé, a primeira em contêiner e que já foi concebida para deixar o espeto vertical em evidência. A rede, porém, espera instalar dez novas franquias deste modelo até o fim do ano.

"O contêiner é um modelo de negócio reduzido e mais barato, que vem a calhar neste momento de crise, em que as pessoas buscam negócios mais baratos para investir. Foram meses de estudo para adaptar o fluxo na cozinha, inclusive com o novo produto", declara Gomes.

Franquia em contêiner é operada por ex-PM

A primeira franquia em contêiner é operada pelo coronel aposentado da Polícia Militar Claudio Longo, 60. "Resolvi investir porque já conhecia a marca e estou satisfeito com os resultados até agora. Apesar de estar em outro ramo, os desafios são os mesmos: ser líder, trabalhar em equipe, dar o exemplo, ter disciplina."

O Mister Sheik possui 23 unidades no Brasil, entre lojas de rua com salão e de shopping center, ambas com investimento inicial de cerca de R$ 500 mil. A franquia do novo modelo custa menos da metade: R$ 200 mil. Confira abaixo os dados da franquia, fornecidos pela empresa:

Mister Sheik – contêiner:

  • Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil (custos de instalação + taxa de franquia)
  • Faturamento médio mensal: R$ 120 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 18 mil (15%)
  • Retorno do investimento: 36 meses

Marca já teve 80 unidades

A empresa foi fundada em 1991, começou a expansão por franquias em 1994 e já teve cerca de 80 unidades até meados dos anos 2000. Mas, segundo Gomes, com a implantação de um sistema de caixa automatizado e de uma cozinha central, que aumentaram o controle sobre as franquias, muitos franqueados decidiram sair da rede. 

"Havia franqueados que mascaravam o faturamento para pagar menos royalties, o que deixou de acontecer com o sistema de caixa. Com a cozinha central, as compras também foram padronizadas, e alguns avaliavam que não era interessante para eles permanecer na rede. Mas continuamos com a profissionalização e queremos crescer de forma estruturada."

Novo modelo e produto não foram testados, diz consultor

Para o consultor especializado em franquias Marcus Rizzo, da Rizzo Franchise, a empresa franqueadora deveria ser a primeira a operar um novo modelo de negócio.

"O conceito de franquia é o de um negócio testado e validado. Mesmo que a marca já tenha anos de mercado, essa é uma nova operação, com outro modelo e outro produto. O ideal é que a marca opere por, pelo menos, um ano, antes de vender franquias", diz.

Onde encontrar:

Mister Sheik: www.mistersheik.com.br

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