IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Irmãs faturam com convites descolados para famosos, como Neymar e Pugliesi

Larissa Coldibeli

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/10/2017 04h00

As irmãs Samara, 33, e Mayara Costa, 31 são donas da S-Cards, que faz convites e lembrancinhas de luxo para eventos. A empresa aposta em tecnologias como realidade aumentada e minitela LCD que exibe vídeos personalizados. As inovações fazem sucesso entre os famosos: Thiaguinho e Fernanda Souza, Preta Gil, as influenciadoras digitais Gabriela Pugliesi e Thássia Naves, Rafaella Santos e David Lucca, irmã e filho do Neymar, respectivamente, estão na lista de clientes.

A empresa foi criada há 11 anos a partir de um hobby, diz Samara. “Eu fiz faculdade de publicidade e de design gráfico e comecei a fazer convites a pedido de amigos. A coisa foi crescendo no boca a boca, até que chamei minha irmã, que estudava gastronomia, para ser minha sócia. Trabalhamos em casa durante um ano até ter um escritório.”

Leia também:

O investimento inicial foi de R$ 30 mil e, inicialmente, elas cuidavam apenas da parte criativa –a parte gráfica, de produção e impressão, era terceirizada.

Em 2011, elas ampliaram o negócio: mudaram para um escritório maior em São Paulo e montaram um parque gráfico num galpão de 450 m² para assumir também a produção. O investimento em imóveis e equipamentos foi de R$ 3 milhões.

De lá para cá, a empresa cresceu rapidamente, segundo Samara. As sócias não divulgam faturamento nem lucro, mas dizem que a empresa cresceu 25% em 2016. São feitos cerca de 96 mil convites por ano.

Atraiu clientes famosos por acaso

Os primeiros famosos a se tornarem clientes foram Stephany Brito e Alexandre Pato, que se casaram em 2009. A empresa foi responsável por fazer as lembrancinhas do evento. “A Stephany nos achou na internet e acabamos ficando amigas. Fui ao casamento, e ela passou a nos indicar para outros famosos”, diz Samara.

No convite de casamento de Gabriela Pugliesi, que se uniu a Erasmo Viana em abril deste ano, o destaque foi o uso de realidade aumentada: por meio de aplicativo de celular, direcionado para a caixa com o convite, o convidado conseguia assistir a um vídeo personalizado do casal.

Outra opção é o cartão musical, que vem com placa de circuito integrado e um alto-falante muito fino que reproduz um trecho da música que o cliente escolher. Há ainda o convite digital, com uma minitela de LCD de cinco polegadas que traz um vídeo personalizado de até 250 MB produzido pelo cliente.

Essas tecnologias podem ser utilizadas em diferentes tipos de convite, já que o foco da empresa é a personalização. O convite simples, em papel, custa a partir de R$ 26 a unidade (o preço varia de acordo com o material, o tamanho e a quantidade). Para usar a realidade aumentada, paga-se R$ 2.000 a mais, e é possível aplicá-la em quantos convites quiser. O preço da minitela de LCD é R$ 350 a unidade, e o convite musical custa R$ 30 cada.

Tecnologia é diferencial, mas traz desafios, diz consultor

Para Luciano Salamacha, professor do MBA da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e especialista em gestão de negócios, atuar no segmento de luxo, como faz a empresa, tem vantagens. “É um nicho menos sensível à crise e com clientes dispostos a pagar um pouco mais por um produto diferenciado.”

Ele diz que deter todo o processo de produção, desde a criação até a execução, permite um maior controle de qualidade sobre as entregas. “Ao trabalhar com parceiros terceirizados, esse controle fica mais difícil e, se houver algum problema, pode não haver tempo hábil para corrigir”, declara.

Ele diz que ter famosos como clientes ou parceiros em divulgações é vantajoso, pois ajuda a conceituar o negócio. As inovações tecnológicas são outro diferencial, segundo ele, mas trazem desafios.

“O cliente sempre vai exigir inovações, e esse deve ser um investimento constante. Elas devem reservar uma parte do faturamento para reinvestir no negócio e estar sempre à frente, lançando tendências”, afirma.

Onde encontrar:

S-Cards - www.scards.com.br

Neymar festeja aniversário do filho Davi Lucca em Barcelona

UOL Entretenimento