IPCA
0.75 Mar.2019
Topo

Empreendedorismo


Quer uma franquia para lucrar com o calor? Há opções a partir de R$ 50 mil

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

2019-01-24T04:00:00

24/01/2019 04h00

Salada no pote, sorvete tailandês, comidinhas saudáveis, mate, bonés e até acessórios com proteção solar são produtos de franquias com a cara do verão. As opções têm investimento inicial a partir de R$ 50 mil.

Mas atenção: antes de assinar o contrato, você deve tomar alguns cuidados, como pesquisar as marcas e o mercado, ler atentamente a Circular de Ofertas de Franquias (COF), conversar com franqueados e não investir todo o seu capital no negócio.

Especialistas alertam ainda que é preciso tomar alguns cuidados com franquias de baixo valor. O risco é se tornar na prática, um vendedor dos produtos da franqueadora e ainda pagar taxas altas.

O UOL listou 11 franquias com cara do verão. Confira os dados fornecidos pelas empresas.

1) Litoraneus UV

Vende roupas e acessórios femininos, masculinos e infantis com proteção solar UV, segundo a empresa. Entre as peças das linhas praia e piscina, por exemplo, estão camisetas, bonés, chapéus, saídas de praia, bermuda e guarda-sol. Criada em Recife (PE), em 2012, a rede aderiu ao franchising em 2013. Conta com 121 unidades (17 próprias e 104 franqueadas).

  • Investimento inicial: R$ 50 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
  • Royalties: 6% sobre a compra de produtos que o franqueado fizer
  • Taxa de publicidade: isento 
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 5.000
  • Prazo de retorno: 12 meses
  • Site - https://www.litoraneus.com/franquias/

2) New Era Cap

Fundada nos EUA, em 1920, a New Era Cap chegou ao Brasil em 2008. Seu principal produto são os bonés, mas a marca vende também camisetas, bermudas, chinelos e acessórios, entre outros. No Brasil, a empresa aderiu ao franchising em 2015. Conta com 31 unidades (dez próprias e 21 franquias). Tem dois modelos de negócio: quiosque e loja.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 75 mil (quiosque) e de R$ 280 mil (loja). Inclui taxa de franquia e taxa de instalação. O capital de giro não foi informado.
  • Royalties: 12% sobre o valor da compra feito pelo franqueado
  • Taxa de publicidade: 3% sobre o valor da compra feito pelo franqueado
  • Faturamento mensal médio: R$ 45 mil (quiosque) e R$ 90 mil (loja)
  • Lucro médio mensal: 12% (ambos)
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses (quiosque) e de 24 a 36 meses (loja)
  • Site - https://www.neweracap.com.br/EMS/B2C/BemVindo/index.aspx 

3) Ice Cream Roll

Vende sorvete tailândes (feito sobre uma chapa congelante). Aberta em Indaiatuba (SP) em 2017, a empresa aderiu ao franchising no mesmo ano. Tem 12 unidades (duas próprias e dez franquias) nos estados de SP e RJ.

  • Investimento inicial: R$ 97 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
  • Royalties: 6% do faturamento por mês
  • Taxa de publicidade: R$ 300 por mês
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 7.000
  • Prazo de retorno: de 11 a 13 meses
  • Site - http://www.iceroll.com.br/

4) Saladenha

Fundada em Itu (SP), em 2015, a Saladenha é uma rede de restaurante de comida saudável, como saladas, sanduíches, sucos e salada de frutas. Vende também saladas no pote. Aderiu ao franchising em 2016. Tem seis unidades (uma própria e cinco franquias) no estado de São Paulo.

  • Investimento inicial: R$ 130 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
  • Royalties: 5% do faturamento por mês
  • Taxa de publicidade: 1% do faturamento por mês
  • Faturamento mensal médio: R$ 40 mil
  • Lucro médio mensal: de 15% a 18%
  • Prazo de retorno: de 21 a 24 meses
  • Site - http://saladenha.com.br/seja-um-franqueado/ 

5) Uni Açaí

Criada em 2014, em Araçatuba (SP), a Uni Açaí vende produtos à base de açaí com acompanhamentos e salada de frutas. A rede, que entrou para o franchising em 2016, tem 23 unidades (uma própria e 22 franquias). O modelo de negócio é de loja de rua em dois tamanhos: de 40 a 70 metros quadrados e de 71 a 200 metros quadrados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 150 mil (loja menor) a R$ 170 mil (loja maior). Inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro
  • Royalties: 3,5% do faturamento por mês (ambos)
  • Taxa de publicidade: 2% do faturamento por mês (ambos)
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil (loja menor) e R$ 80 mil (loja maior)
  • Lucro médio mensal: de 15% a 25% (ambos)
  • Prazo de retorno: de 18 a 30 meses (ambos)
  • Site - https://www.siteuniacai.com/seja-um-franqueado 

6) Megamatte

Criada em 1994, no Rio de Janeiro, a Megamatte vende mate orgânico (sem conservantes, xaropes e outras químicas, segundo a empresa), além de pão de queijo, salgados, açaí, guaraná natural e sucos naturais. A empresa aderiu ao franchising em 2005. Tem 136 unidades (oito próprias e 128 franquias) em seis estados. Há três modelos de negócio: quiosque, contêiner e loja.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 197,7 mil (quiosque), R$ 239.157 (contêiner) e R$ 318.723 (loja). Inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro
  • Royalties: 4% do faturamento por mês
  • Taxa de publicidade: 2% do faturamento por mês
  • Faturamento médio mensal: R$ 32 mil (quiosque e contêiner) e R$ 72 mil (loja)
  • Lucro médio mensal: a partir de 20% (quiosque e contêiner) e 15% (loja)
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
  • Site - http://www.franquiamegamatte.com.br/

7) Yoggi

Criado em 2008 (mesmo ano em que aderiu ao franchising), no Rio de Janeiro, o Yoggi vende frozen yogurt (iogurte congelado), produto similar ao sorvete, porém com baixo teor de gordura. A rede tem 21 unidades (uma própria e 20 franquias) em seis estados. São dois modelos de negócio: quiosque e loja.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 210 mil (quiosque) e R$ 350 mil (loja). Inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro
  • Royalties: 6% do faturamento por mês
  • Taxa de marketing: 3% do faturamento por mês
  • Lucro médio mensal: de 15% a 20%
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
  • Site - https://www.yoggi.com.br/seja-um-franqueado

8) Pello Menos

A Pello Menos é uma rede de depilação à cera, criada em 1996, no Rio de Janeiro. Aderiu ao franchsing em 2007. Possui também um aplicativo que permite o acesso exclusivo dos clientes aos serviços e promoções e um plano de assinatura com descontos. Tem 48 unidades (duas próprias e 46 franquias) nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. 

  • Investimento total: a partir de R$ 290 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
  • Royalties: 15% do faturamento por mês
  • Taxa de publicidade: 3% do faturamento por mês
  • Faturamento mensal médio: R$ 77 mil
  • Lucro médio mensal: de 15% a 20%
  • Prazo de retorno: 36 meses
  • Site - https://pellomenos.com.br/franquias/ 

9) Contours

A Contours é uma rede de academia especializada em mulheres. Criada nos EUA em 1998, a franquia chegou ao Brasil em 2004. Tem 16 unidades (uma própria e 15 franquias) nas cidades de São Paulo, Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Salvador (BA) e Fortaleza (CE).

  • Investimento inicial: a partir de R$ 420 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
  • Royalties: R$ 1.300 a R$ 3.115 por mês 
  • Taxa de publicidade: R$ 985 por mês
  • Faturamento mensal médio: R$ 70 mil
  • Lucro médio mensal: de R$ 20 mil a R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses
  • Site - https://contours.com.br/seja-um-franqueado/ 

10) Casa Graviola

Criada em 2014, no Rio de Janeiro, no formato food truck, a Casa Graviola adaptou em 2016 o modelo para restaurante. Serve comida vegana e pratos que priorizam alimentos orgânicos. A rede tem cinco unidades (três próprias e duas franquias). Iniciou a venda de franquias em 2017.

  • Investimento inicial: R$ 530 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
  • Royalties: 6% do faturamento por mês
  • Taxa de publicidade: 2% do faturamento por mês
  • Faturamento médio mensal: R$ 160 mil
  • Lucro médio mensal: de 15% a 25%
  • Prazo retorno: de 14 a 24 meses
  • Site - https://www.facebook.com/casagraviola/

11) Espaçolaser

A Espaçolaser é uma rede de depilação a laser, com serviços femininos e masculinos. Criada em 2002, em São Paulo, a empresa começou a vender franquias em 2015. No total, são 421 unidades, sendo 107 próprias, 93 franquias e 221 mistas (51% é da franqueadora), sendo uma na Argentina.

  • Investimento inicial: R$ 850 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro).
  • Royalties: 10% do faturamento por mês
  • Taxa de publicidade: 2% do faturamento por mês
  • Faturamento médio mensal: R$ 125 mil
  • Lucro médio mensal: 30%
  • Prazo de retorno: de 28 a 32 meses 
  • Site - https://www.espacolaser.com.br/franqueado/

Mais Empreendedorismo