IPCA
-0.04 Set.2019
Topo

Empreendedorismo


Veja 6 franquias na feira do Sebrae com investimento a partir de R$ 10 mil

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/10/2019 04h00Atualizada em 09/10/2019 15h02

Resumo da notícia

  • A Feira do Empreendedor do Sebrae vai até terça-feira (8), em São Paulo, com franquias de todos os portes
  • O UOL selecionou seis franquias que estarão na feira, com investimentos de R$ 10 mil a R$ 460 mil
  • Entre as opções selecionadas, há franquia de lavanderia em contêiner, clínica veterinária e oficina de instrumentos musicais
  • Antes de comprar franquia, o candidato deve ler com atenção a Circular de Oferta de Franquia
  • Especialistas dizem para tomar cuidado com franquias de baixo valor e não investir todo o dinheiro no negócio

Quer empreender, comprando uma franquia? A Feira do Empreendedor do Sebrae, que começa neste sábado (5) em São Paulo, pode ser a sua oportunidade de conhecer mais o setor e as opções de franquia. O evento, que vai até o dia 8, terá também palestras e consultorias sobre marketing, finanças, tendências, inovação e exportação.

A entrada na feira é gratuita, mas é preciso fazer a inscrição no site ou se inscrever na hora --basta ir aos totens e imprimir a credencial. São esperadas 140 mil pessoas nos quatro dias de evento.

Durante a feira, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) promove no Espaço de Franquias 32 workshops e um game para ensinar o empreendedor a se tornar um franqueado.

O UOL selecionou seis opções de franquias que estarão na feira e cujos investimentos iniciais variam de R$ 10 mil a R$ 460 mil.

Mas atenção: antes de comprar franquia, veja algumas recomendações de especialistas, como não investir todo o seu dinheiro no negócio e ler a fundo a Circular de Oferta de Franquia (COF), uma espécie de raio-x da empresa.

Também tome cuidado com franquias de baixo valor. Especialistas alertam que um risco comum que se corre ao comprar franquias baratas é o franqueado se tornar, na prática, um vendedor dos produtos da franqueadora, e ainda pagar taxas altas para isso.

Confira seis franquias que estarão na feira:

1) Acquazero

Rede especializada em lavagem ecológica automotiva, com uso de apenas 300 ml de água. Com 240 unidades em operação, a empresa tem quatro modelos de negócios: home office, standard, prime e satélite.

A Acquazero lançou recentemente aplicativo para clientes e franqueados de três modelos de negócio: home office, standard e prime. Funciona assim: pelo app, o cliente informa o local do veículo, a marca e o serviço desejado. O franqueado recebe a demanda e fica responsável por executar o serviço.

Raio-x

  • Investimento inicial (modelos usados no app): de R$ 10 mil a R$ 103 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
  • Royalties: de R$ 250 a R$ 1.000 por mês
  • Taxa de publicidade: de R$ 150 a R$ 300 por mês
  • Faturamento médio mensal: de R$ 12 mil a R$ 70 mil
  • Lucro médio mensal: de 30% a 50%
  • Prazo de retorno: 3 a 24 meses
  • Site: https://www.encontresuafranquia.com.br/franquia-acquazero/

2) Lavateria

A rede de lavanderia irá lançar na feira o modelo contêiner, que pode ser adaptado a diversos locais, como shoppings, postos e hipermercados, entre outros. Outro modelo de negócio é a Lavanderia Residencial, com 23 unidades em operação.

Raio-x

  • Investimento inicial (dos dois modelos): R$ 59 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
  • Royalties: R$ 900 por mês
  • Taxa de publicidade: isenta
  • Faturamento médio mensal: R$ 25 mil
  • Lucro médio mensal: 25%
  • Prazo de retorno: em média, dez meses
  • Site: www.lavateria.com.br

3) Torky

Franquia de oficina de instrumentos musicais. A empresa vai lançar na feira o modelo de negócio de loja física. Atualmente, a rede conta apenas com o modelo móvel, o Case Torky, um kit para conserto de instrumentos musicais que inclui 50 ferramentas, com as quais o cliente pode realizar cerca de 70 serviços (limpeza, troca de peças, pintura e revisão elétrica, entre outros).

Raio-x

  • Investimento inicial (loja física): R$ 108 mil (inclui taxa de franquia e taxa de instalação)
  • Capital de giro: R$ 17 mil
  • Royalties: 5% por mês sobre o faturamento
  • Taxa de publicidade: isenta
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Lucro médio mensal: de R$ 8.000 a R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
  • Site: http://www.torky.com.br

4) Clinicão

Rede de serviços veterinários, como anestesia inalatória, radiologia, transporte em carro apropriado e exames automatizados. Possui quatro franquias e três modelos de negócio: consultório smart, consultório e clínica.

Raio-x

  • Investimento inicial: de R$ 150 mil a 400 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação, capital de giro e estoque inicial, entre outros itens)
  • Royalties: 6% sobre o faturamento bruto
  • Taxa de publicidade: 1,5% sobre o faturamento bruto
  • Faturamento médio mensal: de R$ 70,8 mil a R$ 139,8 mil
  • Lucro médio mensal: em torno de 20%
  • Prazo de retorno: de 13 a 20 meses
  • Site: www.clinicao.com.br

5) Água Doce Sabores do Brasil

Rede de restaurantes de comida brasileira. Tem hoje 78 franquias, com três modelos de negócio: Rei do Escondidinho (quiosque), Água Doce Express e Água Doce Sabores do Brasil (tradicional).

Raio-x

  • Investimento inicial: de R$ 168,5 mil a R$ 460 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
  • Royalties: 5% por mês sobre o faturamento
  • Taxa de propaganda: 2% por mês sobre o faturamento
  • Faturamento médio mensal: de R$ 60 mil a R$ 126 mil
  • Lucro médio mensal: de 15% a 20%
  • Prazo de retorno: de 24 a 60 meses
  • Site: www.aguadoce.com.br

6) iGUi

Rede de franquias que vende piscinas e seus acessórios, móveis, saunas, spas e sistema de aquecimento. São cerca de 300 lojas de piscinas e outras 150 da franquia Tratabem, da mesma franqueadora, no país. A rede tem também cerca de 220 unidades no exterior. Conta com 40 fábricas em seis países (Brasil, Argentina, México, Paraguai, Portugal e EUA) e exporta para 50 países.

Raio-x

  • Investimento total: a partir de R$ 250 mil (inclui taxa de franquia e montagem da loja)
  • Royalties: 5% sobre as compras que o franqueado faz junto à marca (sem compra mínima obrigatória)
  • Fundo de marketing: 5% sobre as compras que o franqueado faz junto à marca
  • Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
  • Lucro médio mensal: a partir de 20%
  • Prazo de retorno: em até 24 meses
  • Site: www.igui.com.br

Quer saber mais informações e dicas sobre economia e finanças pessoais de um jeito fácil de entender? Siga @uoleconomia no Instagram!

Descomplique: investir em franquia é um bom negócio?

UOL Notícias
Errata: o texto foi atualizado
O texto informava incorretamente, no item 6, que a iGUi tem 40 fábricas instaladas em 50 países. Na verdade, são 40 fábricas em 6 países (Brasil, Argentina, México, Paraguai, Portugal e EUA), e os produtos são exportados para 50 países. A informação foi corrigida.

Mais Empreendedorismo