Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Torta drive-thru, pizza com sachê de gel, escudo antivírus: comércio inova

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em Sao Paulo

07/04/2020 04h00

Em tempos de comércio com atividades interrompidas por causa do novo coronavírus, muitos empreendedores têm que se "virar nos 30" para poder contornar a queda das vendas.

Entre as medidas, estão vender tortas via drive-thru, distribuir gel junto com a pizza e até fabricar divisória antivírus para ser instalada em lojas e supermercados, numa aposta da empresa para conseguir se manter na crise.

Empresa aposta em divisória

Os sócios e irmãos Alexandre e Ana Paula Paschoalino, donos de duas empresas que trabalham com acrílico, decidiram produzir uma divisória antiviral de acrílico, para "blindar" funcionários do contato direto com os clientes.

Farmácia de São Paulo instalou divisórias para separar os funcionários dos clientes - Divulgação - Divulgação
Farmácia de São Paulo instalou divisórias para separar os funcionários dos clientes
Imagem: Divulgação

As duas empresas fabricam outros produtos: a VP Máquinas faz máquinas termoplásticas (para "dobrar" acrílico) e a Kapalê, display para exposição de produtos, divisória de agências bancárias e incubadora neonatal; tudo de acrílico.

"Já fizemos a divisória antiviral para uma farmácia colocar no caixa e mais 1.200 divisórias para uma rede de supermercados com 44 unidades", afirmou Ana Paula.

Com sede na Penha (zona leste de São Paulo), as duas empresas têm 20 funcionários, sendo dez da mesma família (os dois irmãos sócios e mais oito autônomos) e dez com carteira assinada.

"Com o início da quarentena, dei 15 dias de férias para os funcionários, mas, diante de uma possível demanda por essas divisórias antivirais, devemos chamar alguns de volta", disse Ana Paula. As divisórias antivirais custam de R$ 80 a R$ 200 (depende do tamanho e da quantidade encomendada).

Pizzaria manda sachês de álcool em gel aos clientes

Pizzaria entrega sachê álcool em gel aos clientes - Divulgação - Divulgação
Pizzaria entrega sachê álcool em gel aos clientes
Imagem: Divulgação

No início de março, após conversar com uma amiga que mora na Itália, Gabriel Marques Pinheiro não pensou duas vezes: comprou 10 mil sachês de álcool em gel para serem distribuídos a clientes da Pizzaria Villa Roma. A empresa, com duas unidades em São Paulo, não trabalhava com delivery.

Mas, com a deflagração da crise do coronavírus no país, Pinheiro fechou os dois salões, mandou para casa 26 dos 30 funcionários, passou a trabalhar com delivery e a distribuir os sachês de álcool em gel para os entregadores poderem higienizar as mãos e o guidão da moto. Os sachês são também entregues, junto com a pizza, aos clientes em domicílio.

Para ele, o entregador é hoje o elo principal entre a pizzaria e os clientes. "Por isso a importância de oferecer a eles a higienização necessária, até para dar segurança ao nosso cliente", afirmou. O delivery responde hoje por 10% do faturamento da empresa. "Trabalhar com delivery significa conseguir honrar o pagamento dos funcionários e não deixar estoque parado."

Rede adota o drive-thru das tortas

A Torteria Haguanaboka, franquia especializada em tortas caseiras doces e salgadas, implantou o drive-thru, das tortas em duas lojas de rua em São José dos Campos (SP). Outras quatro lojas da rede que ficam dentro de shoppings estão totalmente fechadas. Desde o início da crise, as vendas da rede caíram 80%.

"O drive-thru foi uma forma criativa para continuar vendendo nas duas lojas de rua, já que o raio de atuação do delivery é de apenas seis quilômetros. O nosso cliente faz o pedido pelo WhatsApp ou por telefone e retira o produto sem sair do carro. Essa modalidade foi continuada, mesmo com as lojas de rua atuando de portas fechadas. Além disso, acabamos de investir em uma loja online para dar vazão também aos produtos de Páscoa que já estavam em estoque", afirmou Valéria Verdi, proprietária da rede.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.