Quer ser patrão em 2024? Veja 10 franquias de setores em alta para investir

Se você sonha em ser dono do seu próprio negócio, comprar uma franquia pode ser uma opção. Um estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra que, nos meses de julho a setembro, todos os segmentos do franchising cresceram. O primeiro lugar ficou com o setor de Alimentação, que teve alta de 17,5% na receita, seguido do setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar, com alta de 13,75%, e Entretenimento e Lazer, que viu a receita subir 12,4%.

Confira 10 opções de franquias de três segmentos em alta.

Alimentação - Food Service

1) Borda e Lenha

É uma rede de franquias de fast-pizza. O preparo da pizza é feito em até 3 minutos e o cliente pode montar a pizza a partir de mais de 25 opções de recheios. Criada em 2016, no Rio, a rede tem hoje 42 franquias. O modelo de negócio é o Sistema de Delivery e Balcão (dark kitchen e retirada em balcão).

Raio-X

  • Investimento inicial: R$ 120 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação, capital de giro e estoque inicial)
  • Royalties/mês: de 4% a 8% do faturamento.
  • Taxa de publicidade/mês: 1,5% do faturamento
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 55 mil
  • Lucro médio mensal: de 12% a 16%
  • Prazo de retorno: até 18 meses

2) The Cookiery

É uma rede de franquias especializada em cookies, para pegar e levar, sem espaço para sentar. São 14 sabores de cookies. Criada em 2020, em Curitiba, a rede tem hoje cinco unidades em operação, sendo quatro franquias. A loja tem entre 15 m² e 20 m².

Raio-X

Continua após a publicidade
  • Investimento inicial: R$ 150 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação, capital de giro e estoque inicial)
  • Royalties/mês: 5% do faturamento
  • Taxa de publicidade/mês: 2% do faturamento
  • Faturamento médio mensal: de R$ 50 mil a R$ 85 mil
  • Lucro médio mensal: até 30%
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

3) Tdonuts

A rede tem donuts, cronuts, donuts salgados e donuts com sorvete, entre outros. Criada em 2021, em São Paulo, a rede tem hoje 17 unidades em operação, sendo 15 franquias. A marca tem três modelos de negócio: carrinho com dark kitchen, quiosque e loja de rua ou shopping. As lojas têm investimento inicial superior a R$ 300 mil.

Raio-X

  • Investimento inicial: R$ 199 mil (carrinho com dark kitchen) e R$ 256 mil (quiosque). Inclui taxa de franquia, taxa de instalação, capital de giro e estoque inicial
  • Royalties/mês: 8% do faturamento
  • Taxa de publicidade/mês: 2% do faturamento
  • Faturamento médio mensal: R$ 90 mil (carrinho com dark kitchen) e R$ 100 mil (quiosque)
  • Lucro médio mensal: de 15% a 20%
  • Prazo de retorno: de 20 a 25 meses

4) Sucos S/A

Continua após a publicidade

Oferece alimentação saudável, com sucos, saladas, açaí, sanduíches naturais, caldos e tapiocas. Criada em 2009, em Araçatuba (SP), a rede tem hoje 18 unidades em operação, sendo 16 franquias. A marca tem três modelos de negócio: quiosque, loja de rua e loja de shopping.

Raio-X

  • Investimento inicial (quiosque): a partir de R$ 280 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação, capital de giro e estoque inicial)
  • Royalties/mês: 5% do faturamento bruto
  • Taxa de publicidade/mês: 1% do faturamento bruto
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
  • Lucro médio mensal: de 25% a 30%
  • Prazo de retorno: a partir do 15° mês

Saúde, Beleza e Bem-Estar

5) Emporium da Beleza

São clínicas de estética avançada e emagrecimento. Oferece tratamento facial, corporal, emagrecimento e depilação a laser. Criada em 2005, em Curitiba (PR), a rede tem hoje 100 unidades em operação, sendo 95 franquias. A marca tem quatro modelos de negócio: Face Clinic, Slim, Shopping e Premium (os três últimos têm investimento inicial acima de R$ 300 mil).

Continua após a publicidade

Raio-X

  • Investimento inicial (Face Clinic): a partir de R$ 129 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação, capital de giro e estoque inicial)
  • Royalties/mês: R$ 3.900
  • Taxa de publicidade/mês: R$ 995
  • Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
  • Lucro médio mensal: de 15% a 20%
  • Prazo de retorno: a partir de 10 meses

6) Majô Beauty Club

É uma rede de franquias de tratamentos de estética avançada corporal e facial, depilação a cera, depilação a laser, harmonização facial, manicure e pedicure, podologia, cílios e sobrancelhas e tratamentos capilares. Oferece também um clube de vantagens voltado a serviços e produtos de beleza e bem-estar. São mais de 200 procedimentos. Criada em 2019, em Goiânia (GO), a rede tem hoje 52 unidades em operação. A marca tem três modelos de negócio: Slim, Standard e Premium,

Raio-X

  • Investimento inicial (Slim): R$ 207 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
  • Royalties/mês: 6% do faturamento bruto
  • Taxa de publicidade/mês: 2% do faturamento bruto
  • Faturamento médio mensal: R$ 62 mil
  • Lucro médio mensal: 32%
  • Prazo de retorno: de 20 a 36 meses
Continua após a publicidade

7) Mais Cabello

É uma rede de franquias especializada em transplante e tratamento capilares, entre eles transplante para cobertura de cicatrizes, estímulo capilar, detox do couro cabeludo e Vittahair (inserção de vitaminas no couro cabeludo).

Criada em 2019, no Rio, a rede tem hoje 35 unidades em operação. Todas são mistas: 50% da holding e 50% do franqueado. O modelo de negócio é loja, com duas modalidades: Clínica de SCI (Saúde Capilar Integrada) e Clínica de TC (Transplante Capilar), esta última com investimento inicial superior a R$ 300 mil).

Raio-X

  • Investimento inicial (Clínica de SCI): R$ 290 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação, capital de giro e estoque inicial)
  • Royalties/mês: 10% do faturamento
  • Taxa de publicidade/mês: 5% do faturamento
  • Faturamento médio mensal: R$ 111 mil
  • Lucro médio mensal: 27%
  • Prazo de retorno: de 10 a 36 meses

Entretenimento e Lazer

8) Zastras Brinquedos

Continua após a publicidade

É uma rede de franquias de lojas de brinquedos educativos, livros infantis, jogos e fantasias.

Criada em 2007 em Piracicaba (SP), a rede tem hoje 71 unidades em operação (sendo 69 franquias). A marca tem dois modelos de negócio: quiosque e loja (esta última tem investimento inicial superior a R$ 300 mil).

Raio-X

  • Investimento inicial: R$ 119 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação, capital de giro e estoque inicial)
  • Royalties/mês: isento
  • Taxa de publicidade/mês: isento
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Lucro médio mensal: 20%
  • Prazo de retorno: 18 meses

9) Libre Skate Park

É uma rede de franquias de escolas de skate e patins, com uma loja integrada. Também oferece aluguel de equipamentos e locação do espaço para eventos, entre outros serviços. Criada em 2021, em Manaus (AM), a rede tem hoje quatro franquias em operação. A marca tem dois modelos de negócio: Libre start (pista) e Libre standard (pista e loja). Ambos podem ser feitos em galpões de rua ou em shopping.

Continua após a publicidade

Raio-X

  • Investimento inicial: R$ 200 mil (Libre start) e R$ 300 mil (Libre standard). Inclui taxa de franquia, taxa de instalação, capital de giro e estoque inicial)
  • Royalties/mês: 10% (Libre start) e 8% (Libre standard) do faturamento
  • Taxa de publicidade/mês: 2% do faturamento
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil (Libre start) e R$ 65 mil (Libre standard)
  • Lucro médio mensal: 25%
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

10) Criamigos

É uma rede de franquias de pelúcias personalizadas. É o cliente que monta seu próprio bichinho de pelúcia. Criada em 2016, em Gramado (RS), a rede tem hoje 69 unidades (sendo 66 franquias). A marca tem dois modelos de negócio: quiosque e loja de shopping (esta última tem investimento inicial superior a R$ 300 mil).

Raio-X

  • Investimento inicial (quiosque): R$ 270 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação, capital de giro e estoque inicial)
  • Royalties/mês: 6% do faturamento
  • Taxa de publicidade/mês: 2% do faturamento
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Lucro médio mensal: de 15% a 20%
  • Prazo de retorno: 24 meses
Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.