We Coffee, fenômeno no TikTok, quer faturar R$ 100 mi e planeja loja no RJ

Quem mora na capital de São Paulo (SP) e circula pela avenida Paulista, alameda Lorena, nos Jardins, e pelo bairro da Liberdade, na região central, certamente já viu uma fila em frente a uma das lojas da rede de cafeteria We Coffee. A empresa aposta em bebidas diferentonas, deve abrir mais duas lojas em São Paulo e uma no Rio, e espera um faturamento de R$ 100 milhões.

Como é a cafeteria

Pratos coloridos e espaços instagramáveis. As filas têm uma explicação: os doces e bebidas são coloridos com aparência e sabores diferentões e a decoração futurista despertam a curiosidade dos paulistanos. Além, é claro, do engajamento na rede social TikTok, com 250 mil seguidores até domingo (10).

Duas novas lojas em São Paulo devem ser abertas. Com oito lojas próprias abertas - seis na capital e uma no ABCD, a rede abrirá mais duas unidades até o fim do ano — Shopping Tamboré, em Barueri, e Santo André (região do ABC), ambos na Grande São Paulo — e quer fechar 2024 com um faturamento na ordem de R$ 100 milhões.

Rio de Janeiro deverá ter primeira loja fora de São Paulo. Para 2025, a previsão é iniciar a expansão para outros estados, começando pelo Rio de Janeiro, onde a rede atualmente negocia a abertura de uma unidade. "Recebemos muitos pedidos do Rio para abrirmos uma loja lá", diz Alexandre Germano, CFO da We Coffee.

Mesmo com projeto de expansão, a rede não pretende franquear a marca. "É difícil manter o nosso padrão e qualidade em uma loja que não seja própria", explica Germano.

As atuais lojas da rede:

São Paulo (capital)

Liberdade

Alameda Lorena

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Citi Paulista

Ibirapuera

Shopping Morumbi

Shopping Anália Franco

Shopping Eldorado

São Caetano do Sul (ABC)

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ParkShopping São Caetano

Choco Dream, bebida gelada da We Coffee
Choco Dream, bebida gelada da We Coffee Imagem: Instagram/Reprodução

Toque final é feito nas lojas. Além dessas unidades, a rede mantém uma central com mais de 3.500 m2 no bairro da Aclimação, com fornos e 120 pessoas trabalhando na produção e logística. "A finalização dos doces e o preparo das bebidas são feitos nas lojas, mas a base segue diariamente para cada uma delas."

Frutas cortadas na hora. Todos os produtos comercializados pela We Coffee são frescos e preparados na hora. "Por serem frescos e cortarmos frutas e outros itens na hora do preparo para o cliente, os pratos demoram mais para ficarem prontos, mas acreditamos que o resultado, quando entregamos o pedido, supre todas as expectativas do cliente."

O espaço das unidades é decorado conforme o imóvel escolhido. Há lojas de 100m², 400m² e 700m². O investimento varia conforme o tamanho da loja e gira entre R$ 1,5 milhão a R$ 2 milhões. "Os equipamentos são muito caros", conta Germano.

Apesar de todas seguirem um designer futurista, cada uma tem sua particularidade para se diferenciar das demais.

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Cachorro-quente doce e smoothie com creme salgado

Doces de Páscoa da We Coffee
Doces de Páscoa da We Coffee Imagem: Instagram/Reprodução

50 itens entre doces, salgados e bebidas. O cardápio da We Coffee conta com 50 itens entre doces, salgados e bebidas. O carro-chefe é o Magic Stick de Morango (soft bun pitaya, creme de frutas vermelhas, finalizado com morangos, chocolate branco e leite em pó), que custa R$ 18. Outros queridinhos da casa, segundo Germano, são:

Pão de alho agridoce - soft bun (pão macio e fofinho), creme de alho, cream cheese agridoce, lascas de parmesão e salsinha - R$ 18;

Salty cream - smoothie de fruta, à base de chá-verde e cobertura de salty cream (creme salgado) - R$ 22;

Doces especiais de Páscoa. Para a data, a rede preparou uma linha de doces que imitam os tradicionais ovos de chocolate, com versões em caramelo salteado, pistache e framboesa: preço médio de R$ 20. O item mais barato comercializado nas lojas é o café expresso: R$ 7.

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TikTok e o engajamento nas redes sociais

Por ser diferente, pessoas postam nas redes sociais. Germano e Sophia Wang, relações-públicas da rede, afirmam que o engajamento da marca nas redes sociais é orgânico, ou seja, não partiu da empresa. "O ambiente das nossas lojas é moderno, os pratos são coloridos e diferentes, o que torna a experiência do cliente única e ele quer compartilhar nas suas redes sociais", explica Sophia.

Famosos e influencers. A página da empresa no TikTok, no entanto, é bem ativa e traz vídeos divertidos sobre o preparo das bebidas, a experiência de famosos nas lojas e os cardápios temáticos, inspirados em campanhas feitas com parceiros. Só para citar alguns, os lançamentos do filme da "Barbie" e do musical "Meninas Malvadas". "Muitos influencers nos procuram para gravar vídeos em nossas lojas", diz Germano.

Filas aos fins de semana

Fila em frente a We Coffee
Fila em frente a We Coffee Imagem: Divulgação

De segunda a sexta é mais tranquilo. Germano diz que as conhecidas filas das unidades são formadas apenas aos sábados e domingos e quem quiser conhecer as lojas sem esperar pode visitá-las durante a semana.

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Chá e pães na fila. Para tentar deixar a espera menos traumática, as lojas distribuem pães e chás para quem está na fila. Em dias de sol forte e chuva também são distribuídos guarda-sol e guarda-chuva para o público.

Cafés internacionais e cultura tropical brasileira

Quatro sócios são brasileiros. A primeira loja da We Coffee foi inaugurada em 2020 na Liberdade, tradicional bairro da região central de São Paulo. Quatro sócios comandam a rede, que não revela a identidade deles. "Nós sabemos que em breve este anonimato não será viável, mas vamos protelar o quanto conseguirmos." Todos eles são brasileiros, segundo Germano, diferentemente do que já foi divulgado.

O We Coffee foi inspirado em cafés internacionais, europeus e asiáticos, porém, foi adaptado à cultura tropicalizada brasileira. Todo o café servido nas nossas, por exemplo, é 100% brasileiro.
Alexandre Germano, CFO da We Coffee

Memória de Elefante

É para fixar na memória. Já ouviu a expressão "memória de elefante" quando alguém quer elogiar a boa memória de uma pessoa? A simbologia da frase serviu de inspiração para a criação do logotipo da We Coffee.

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Muitas pessoas nos perguntam o porquê do elefante do logo. O elefante simboliza a harmonia social, a memória das pessoas. Queremos que, ao entrar em uma de nossas lojas, o cliente aprecie nossos pratos e bebidas e tenha momentos inesquecíveis, Sophia Wang, relações-públicas da rede.

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