Vai contratar bufê? Veja 13 dicas para evitar e resolver problemas
Contratar um bufê para fazer a festa de casamento, formatura ou aniversário requer alguns cuidados para evitar prejuízos. Recentemente, cerca de 40 casais foram prejudicados com o fechamento inesperado de um bufê em São Paulo.
De acordo com o Procon-SP, as reclamações contra esse tipo de evento acontecem todos os anos. No primeiro semestre de 2013, a instituição recebeu 625 reclamações. Neste ano, foram 418.
Segundo a assessora técnica do Procon-SP, Fátima Lemos, as principais críticas são relacionadas à má prestação de serviços, como servir comida e bebida de baixa qualidade ou estragada, ou até mesmo a não execução dos serviços (como falhas na filmagem ou nas fotos).
Além disso, problemas com contrato e cobrança indevida também motivam as reclamações.
Pesquisar a reputação da empresa é fundamental
Para evitar aborrecimentos, a dica é pesquisar bastante antes de contratar, o que inclui Procon, redes sociais e amigos. Deixe todas as orientações sobre a festa por escrito no contrato.
É possível consultar processos em nome da empresa nos Tribunais de Justiça de cada Estado. No Tribunal de Justiça de São Paulo, por exemplo, encontra-se o processo digitando o nome da empresa (escolha a opção nome da parte).
O consumidor também pode verificar se a empresa está no cadastro de reclamações fundamentadas do Procon-SP (em outros Estados, os Procons igualmente podem ajudar: http://zip.net/bdpRSS)
Se a empresa fechar as portas e os donos sumirem, porém, o consumidor terá de procurar a Justiça para pedir indenização por perdas e danos.
Leia, a seguir, oito dicas para tentar evitar problemas e cinco sugestões sobre o que fazer quando já houver pontos pendentes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.