IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Site reúne informações sobre debêntures, os títulos de dívida de empresas

Do UOL, em São Paulo

30/11/2018 15h42

Os investidores que negociam debêntures - títulos de dívida emitidos por empresas - terão mais facilidade para encontrar informações sobre esses papéis e acompanhar seus preços diários de negociação. A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) decidiu unificar todas as informações sobre debêntures no site Anbima Data.

O site traz dados sobre o registro de cada papel, o preço atual, os documentos da oferta e os eventos corporativos que afetam a negociação, como amortização ou liquidação, entre outros. O acesso é gratuito e aberto a qualquer pessoa.

Leia também:

"É um sistema que tem por objetivo mudar a forma dos profissionais consumirem os dados do mercado, uma vez que reúne informações que antes estavam dispersas, seja na Anbima ou em outras entidades, permitindo uma consulta intuitiva e prática", disse Ana Leoni, superintendente de Educação e Informações da Anbima.

Inicialmente, a plataforma traz as informações sobre as debêntures emitidas em 2018, não apenas dos papéis que são precificados pela Anbima, mas de todos que foram lançados no mercado. A consulta pode ser feita a partir do nome do emissor, pelo nome do ativo ou pela companhia.

"A intenção é que, no futuro, todas as informações que oferecemos ao mercado estejam disponíveis no mesmo formato", afirmou Ana. O próximo passo é a inclusão de dados de CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários) e de CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio).

O site debentures.com.br, que hoje é a principal referência desse mercado, continuará no ar, mas a ideia é que, aos poucos, ele seja desativado, assim que as informações forem migrando para o Anbima Data.