IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

IR 2021: Quase 10 milhões de declarações já foram entregues à Receita

O prazo para enviar a declaração é até as 23h59 do dia 30 de abril - Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O prazo para enviar a declaração é até as 23h59 do dia 30 de abril Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

31/03/2021 11h44

A Receita Federal informou ter recebido, até as 11 horas de hoje, 9.715.285 declarações do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) 2021, ano-base 2020. Do total, 34.507 foram entregues com certificado digital.

O sistema do órgão que recebe as declarações funciona 20 horas por dia — fica indisponível apenas durante a madrugada, entre 1 hora e 5 horas.

No site da Receita, há informações sobre como preencher corretamente o documento, além das regras sobre o que pode ser utilizado como deduções.

O prazo para enviar é até as 23h59 do dia 30 de abril, pelo horário de Brasília. Veja aqui se você é obrigado a declarar.

É importante ficar de olho no calendário. Quem perder a data terá de pagar multa de 1% sobre o imposto devido ao mês, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido. O programa para preencher a declaração está disponível no site da Receita Federal. Veja aqui como baixar o programa, de acordo com o sistema operacional do seu computador ou celular.

O contribuinte que tiver direito a restituição deve ficar atento ao calendário de pagamentos. O primeiro lote está previsto para 31 de maio. Os demais lotes serão pagos nos dias 30 de junho, 30 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro.

A restituição obedece a uma fila de entrega, ou seja, o contribuinte que entrega antes, recebe primeiro. Apenas os idosos, pessoas com deficiência e professores têm preferência no pagamento, ou seja, recebem antes dos demais contribuintes.

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.