IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Receita paga nesta sexta lote residual de restituição do IR; veja se recebe

 Restituição do Imposto de renda: lote de abril de 2023 será pago na sexta-feira (28) -  Reprodução/ USP Imagens
Restituição do Imposto de renda: lote de abril de 2023 será pago na sexta-feira (28) Imagem: Reprodução/ USP Imagens

Do UOL, em São Paulo

28/04/2023 04h00

A partir das 10 horas desta sexta-feira (28), a Receita Federal paga o lote residual de restituição do IRPF do mês de abril de 2023. Veja se você pode receber.

Quem recebe e como consultar?

A Receita vai liberar o lote residual de restituição para 290.934 contribuintes, no valor total de R$ 344.044.482,71. Desse total, R$ 155.117.452,22 serão destinados aos contribuintes que têm prioridade legal, como idosos, pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar o site da Receita. Em seguida, é preciso, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, porm fim, em "Consultar a Restituição".

A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

A Receita disponibiliza, ainda, apps para celulares e tablets nos quais é possível consultar se sua restituição for liberada.

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 (um) ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate a restituição no prazo de um ano, será preciso pedir o valor pelo Portal e-CAC. O pedido deve ser feito acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela pré-estabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2023.