Receita paga nesta sexta lote residual de restituição do IR; veja se recebe
A partir das 10 horas desta sexta-feira (28), a Receita Federal paga o lote residual de restituição do IRPF do mês de abril de 2023. Veja se você pode receber.
Quem recebe e como consultar?
A Receita vai liberar o lote residual de restituição para 290.934 contribuintes, no valor total de R$ 344.044.482,71. Desse total, R$ 155.117.452,22 serão destinados aos contribuintes que têm prioridade legal, como idosos, pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar o site da Receita. Em seguida, é preciso, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, porm fim, em "Consultar a Restituição".
A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
A Receita disponibiliza, ainda, apps para celulares e tablets nos quais é possível consultar se sua restituição for liberada.
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 (um) ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate a restituição no prazo de um ano, será preciso pedir o valor pelo Portal e-CAC. O pedido deve ser feito acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.