IPCA
0,46 Jun.2024
Topo

Que dia cai a restituição do Imposto de Renda 2023? Veja datas

Imposto de renda - Guilherme Dionízio/Estadão Conteúdo
Imposto de renda Imagem: Guilherme Dionízio/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

09/05/2023 07h05

A Receita Federal anunciou que as restituições do Imposto de Renda de 2023 serão pagas em cinco lotes, a partir do dia 31 de maio. Os contribuintes que entregarem a declaração até o dia 10 de maio, podem entrar no primeiro lote, enquanto os demais receberão nos lotes subsequentes.

As datas de pagamento dos lotes da restituição em 2023 são as seguintes:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 29 de setembro

O critério de prioridade para o recebimento da restituição, que segue a data de entrega, inclui os seguintes grupos: idosos acima de 80 anos, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e demais contribuintes.

A novidade para o Imposto de Renda de 2023 é que os contribuintes poderão receber a restituição via Pix, bastando informar a chave Pix com o número do CPF na hora de entregar a declaração. Segundo a Receita Federal, a chave CPF é única, aumentando a segurança do contribuinte. Esse método de pagamento será mais rápido e prático para os contribuintes, além de ser uma opção segura em meio à pandemia.

A declaração do Imposto de Renda 2023 deve ser entregue até o dia 31 de maio e é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 no ano de 2022.

PUBLICIDADE
Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do informado previamente, a data final de entrega do Imposto de Renda em 2023 é 31 de maio, e não 28 de abril.

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.