PUBLICIDADE
IPCA
1,35% Dez.2020
Topo

O que é e como funciona uma gestora de investimentos

Exclusivo para assinantes UOL
Fernando Damasceno

Fernando Damasceno

Especialista em fundos na área de research do banco digital modalmais. Possui mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro. Iniciou sua carreira na consultoria de riscos Riskoffice. Foi riskmanager e gestor de fundo quantitativo da Mapfre investimentos. Foi gestor de riscos em gestoras renomadas do mercado financeiro e é atuário pela Pontifícia universidade Católica (PUC)

07/12/2020 18h22

As gestoras de fundos de investimentos ainda são bastante desconhecidas por muita gente, que não compreende muito bem o funcionamento destas instituições e os principais serviços oferecidos por elas. O objetivo é tentar aproximar você, caro leitor, deste segmento cada vez mais procurado pelos investidores.

O que é uma gestora de investimentos?

Muito provavelmente você já ouviu falar em gestoras de fundos investimentos, ou asset management como é conhecido no mercado fora do Brasil. Este segmento teve início no Brasil em meados da década de 60 e passou a ganhar espaço nas últimas duas décadas, graças à democratização do acesso aos diversos produtos de investimentos, ao crescente número de gestoras independentes, às regras mais claras dos órgãos reguladores e principalmente à procura dos investidores por alternativas aos produtos oferecidos pelos bancos tradicionais.

Mesmo frente a um mercado ainda monopolizado pelos grandes bancos, este é um segmento que vem crescendo e deve crescer substancialmente nos próximos anos, principalmente pela atual conjuntura econômica de manutenção dos juros básicos em patamares baixos, o que torna o mercado de fundos mais atrativos para quem busca obter uma rentabilidade melhor dos que as aplicações tradicionais.

Mas afinal, o que faz uma gestora de fundos de investimentos? Uma gestora de investimentos é uma instituição autorizada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) —órgão responsável em fiscalizar o mercado brasileiro de valores mobiliários— que atua na gestão de carteiras de fundos de investimentos. Em outras palavras, é a instituição responsável por aplicar seu dinheiro no mercado de valores mobiliários visando obter lucros e administrar bem o seu patrimônio.