Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 57% das separações entre os casais, nos últimos dez anos, são motivadas por problemas que envolvem as finanças. Por isso, compartilhar os objetivos financeiros pode ser um passo importante para o sucesso da vida a dois.
Veja 4 dicas financeiras que podem colaborar para o enriquecimento da sua família.
1) Falar sobre os gastos e recebimentos
Para se ter uma vida financeira a dois equilibrada, é necessário falar sobre dinheiro. Um diálogo aberto e transparente em relação aos gastos e recebimentos é o primeiro passo para iniciar um planejamento financeiro em conjunto.
2) Definir o objetivo e os planos financeiros do casal
Alinhar os objetivos e os planos financeiros do casal é algo que pode motivar e ajudar a controlar as finanças. Por esse motivo, é importante definir e estabelecer uma estratégia para que seja possível alcançar os objetivos e planos financeiros do casal.
3) Montar uma reserva de emergência
Montar uma reserva de emergência é muito importante e pode prevenir o endividamento em caso de um imprevisto. O recomendado é que a reserva de emergência esteja entre três e 12 meses de despesa do casal, em um investimento líquido e seguro.
4) Colocar a vida a dois em primeiro lugar
Não permita que as dificuldades financeiras interfiram negativamente em seu relacionamento. É importante que a vida a dois esteja em primeiro lugar, inclusive acima dos desejos individuais. Caminhe em conjunto com o seu parceiro e seja muito feliz.
O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.