IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ANÁLISE

4 dicas financeiras para casais que querem crescer juntos

Felipe Cozer

29/12/2021 04h00

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 57% das separações entre os casais, nos últimos dez anos, são motivadas por problemas que envolvem as finanças. Por isso, compartilhar os objetivos financeiros pode ser um passo importante para o sucesso da vida a dois.

Veja 4 dicas financeiras que podem colaborar para o enriquecimento da sua família.

1) Falar sobre os gastos e recebimentos

Para se ter uma vida financeira a dois equilibrada, é necessário falar sobre dinheiro. Um diálogo aberto e transparente em relação aos gastos e recebimentos é o primeiro passo para iniciar um planejamento financeiro em conjunto.

2) Definir o objetivo e os planos financeiros do casal

Alinhar os objetivos e os planos financeiros do casal é algo que pode motivar e ajudar a controlar as finanças. Por esse motivo, é importante definir e estabelecer uma estratégia para que seja possível alcançar os objetivos e planos financeiros do casal.

3) Montar uma reserva de emergência

Montar uma reserva de emergência é muito importante e pode prevenir o endividamento em caso de um imprevisto. O recomendado é que a reserva de emergência esteja entre três e 12 meses de despesa do casal, em um investimento líquido e seguro.

4) Colocar a vida a dois em primeiro lugar

Não permita que as dificuldades financeiras interfiram negativamente em seu relacionamento. É importante que a vida a dois esteja em primeiro lugar, inclusive acima dos desejos individuais. Caminhe em conjunto com o seu parceiro e seja muito feliz.

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

PUBLICIDADE

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado