Você já pensou em empreender ou mesmo investir, mas não sabe em que ou em qual segmento de mercado? Sempre que as pessoas me perguntam sobre isso, eu sugiro que comecem analisando dois aspectos: considerar o interesse próprio e o potencial de mercado do segmento.
Com relação ao interesse próprio, quanto maior for o seu envolvimento pessoal no assunto, mais fácil será o desenvolvimento e acompanhamento do negócio ao longo do tempo. Além disso, já que precisará dedicar parte da sua vida a isto, que seja algo prazeroso.
E aqui apresento a primeira pista para você adivinhar o segmento que promete: todos nós desejamos uma vida longa desde que saudável.
O segundo aspecto a ser considerado, o potencial de mercado, recomenda analisar as perspectivas de crescimento da demanda. Em outras palavras, o quanto as pessoas em geral vão querer ou precisar consumir este produto ou serviço nos próximos anos. A segunda pista recomenda que não se deve ignorar uma parcela de 20% do consumo do país em 2021. Em dinheiro foram R$ 1,6 trilhão no ano.
Já descobriu a qual segmento estou me referindo?
Estou falando da economia prateada, o segmento econômico que atende pessoas com 50 anos ou mais. Segundo o censo demográfico de 2022 (IBGE), essa parcela da população corresponde a 16,7% do total de brasileiros, devendo dobrar até 2060.
A economia prateada tem chamado especial atenção desde 2018, quando pela primeira vez na história, as pessoas com mais de 65 anos se tornaram mais numerosas do que as crianças de até cinco anos. Sim, nós estamos cada vez mais velhos. Mas isso não significa mais perto de restrições de liberdade, dificuldades de locomoção, comunicação e tecnológicas. Essa era já passou! Novos tempos, novos recursos, novos padrões de vida.
O poder aquisitivo de pessoas com mais de 65 anos no Brasil tem aumentado, segundo um estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV), o que reforça o destaque à economia prateada.
Essa afirmativa é baseada em pesquisas que indicam que eles correspondem a 17% da parcela dos 5% mais ricos, mas apenas 4% da parcela dos 40% mais pobres.
Em resumo, a economia prateada inclui mercado consumidor em expansão, formado por pessoas com vitalidade, poder de compra e tempo disponível. O segmento promete!
Mas... e no que especificamente empreender ou investir? O mercado precisa de profissionais e empresas da saúde, das finanças e do lazer especializados em envelhecimento. Observe os tipos de serviços disponíveis porém de má qualidade, exercite a criatividade e reflita sobre o que ainda não está disponível e explore isso.
Seguem alguns exemplos de nichos deste mercado que prometem crescimento, mas eles não param por aí:
- Planos de saúde individuais e para grupos
- Casas e bairros comunitários
- Turismo e transporte especializados
- Serviços, cuidados e mimos para idosos
- Facilitação para o uso de tecnologia
- Formação especializada para trabalhadores
Agora, se o seu caso não é empreender, tampouco investir em empresas da economia prateada, saiba que o melhor investimento no atual contexto econômico do Brasil ainda é a renda fixa. Mas não a caderneta de poupança; afinal, já vimos que muita coisa está mudando.
Considere os diversos produtos de investimento que possuem rentabilidade atrelada à taxa de juros Selic ou que, no mínimo, pagam 100% do CDI. O banco digital PagBank tem várias opções de investimentos de renda fixa seguras e rentáveis à sua disposição.
O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.