PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Aporte estrangeiro, efeito manada: 5 assuntos para prestar atenção na Bolsa

Exclusivo para assinantes UOL

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/11/2020 08h00

Veja hoje no Café com Mercado 5 assuntos que todo investidor na Bolsa deve saber nesta sexta-feira (13).

1) Eleições municipais

O Brasil está na expectativa das eleições municipais, que irão acontecer no domingo (15) na maioria dos municípios do país. Contudo, para Joaquim Paiffer, gestor e sócio fundador da Tuchê Asset, o evento não deve ter impacto no mercado financeiro, pois não influencia de maneira relevante o avanço das reformas aguardadas pelos investidores.

2) Aporte de estrangeiros na semana

Na segunda-feira (9) a B3 reportou a maior entrada de capital estrangeiro desde 2007, o que auxiliou para a forte alta da semana.

Contudo, para Guilherme Cunha, consultor financeiro da casa de análise Recomenda Ações, esse movimento pode ser revertido nos próximos dias devido ao forte avanço de novos casos de covid-19 pelo mundo.

Por isso, o investidor deve ter cuidado especial neste momento.

3) Correção das Bolsas pelo mundo

Após um início de mês com forte alta nas Bolsas internacionais, quinta-feira (12) foi um dia de perdas, com o medo causado por novos casos de covid-19.

Nos EUA, as novas infecções já representam o dobro do pico dos casos registrados em julho, enquanto na Alemanha (principal potência da Europa) os números já são três vezes maiores do que o pico de março.

A partir de agora, o mercado deve monitorar de perto as atitudes concretas que os países devem tomar para conter a pandemia e incentivar o setor econômico.

4) O que houve com ações que explodiram nos últimos dias

É comum que empresas que possuam movimento forte em um curto período de tempo passem por correções no preço. Exemplos concretos que podemos observar são:

  • Azul (AZUL4): ações chegaram a subir 40% em quatro dias, mas acumulam queda de 7% nos últimos dois dias.
  • Bradesco (BBDC4): apresentou alta de 18% em dois dias e ontem (12) teve uma queda de 3,95%.

Esses são clássicos exemplos do "efeito manada" (todo mundo indo junto para o mesmo lugar), e o investidor deve ter cuidado com atitudes tomadas num momento de euforia.

5) Sinovac pressionada a divulgar resultados

Após a divulgação de que a vacina que está sendo desenvolvida pela empresa Pfizer em parceria com a BioNTech apresentou 90% de eficiência, autoridades começaram a pressionar a chinesa Sinovac para que também divulgue os dados da Coronavac.

Caso os dados da vacina chinesa não sejam bons o suficiente, o mercado poderá reagir mal, o que afetará em especial os países emergentes, como o Brasil.

Fique de olho

O investidor deve ficar de olho nas ações da Via Varejo (VVAR3), de acordo com a casa de análise Recomenda Ações. A companhia apresentou fortes resultados trimestrais, acima da expectativa do mercado.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.