IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Auxílio Brasil e outros 4 temas que podem impactar a Bolsa nesta sexta

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/10/2021 04h00

O impasse da PEC dos Precatórios continua. Confira no Café com Mercado, do UOL, cinco notícias que podem afetar o mercado nesta sexta-feira (29), e uma ação para ficar de olho.

1. Auxílio Brasil - Pela terceira vez, a votação na Câmara dos Deputados da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Precatórios foi adiada e deve ficar só para depois do feriado.

A expectativa entre a base do governo e o Ministério da Economia é de que a votação da proposta — que viabiliza o Auxílio Brasil, o programa social que substituirá o Bolsa Família — seja finalmente votada na próxima quarta-feira (3).

Até lá, o governo luta para conseguir os votos necessários e a presença dos deputados. Existe o receio de que, por causa do feriado, muitos parlamentares não voltem ao trabalho no dia 3 para votar a PEC.

O assunto segue no radar dos investidores. Veja abaixo quais são os outros temas.

2. Dívida do governo - O Banco Central divulga daqui a pouco o balanço das contas do governo, com dados sobre a dívida de setembro.

A publicação permite que o mercado identifique a saúde financeira da máquina pública e pode alterar a confiança do investidor no país. Por isso, deve balançar a Bolsa hoje.

3. Confiança do empresário - A FGV publica nesta sexta (29) um estudo sobre a confiança dos empresários no país. O indicador mostra ao mercado a disposição dos empresários para realizar novos investimentos e até novas contratações.

4. Resultados - A temporada de balanços trimestrais desacelera nesta sexta-feira (29), com apenas duas companhias publicando seus resultados. São elas Irani Papel e Celulose (RANI3) e Usiminas (USIM3)

5. Renda nos EUA - Na agenda internacional, os Estados Unidos divulgam o indicador que mede a renda e os gastos médios dos consumidores do país em setembro.

O dado reflete a saúde econômica da população, que é uma das chaves para o aquecimento da economia. Por isso, a pesquisa pode afetar o mercado hoje.

Fique de Olho

O analista Bruno Lima, do BTG Pactual Digital, traz para o "Fique de Olho" de hoje o banco Bradesco (BBDC4). Segundo o analista, as ações da empresa estão baratas quando são levados em conta os fundamentos da companhia.

Além disso, os bancos tendem a se beneficiar do aumento da taxa de juros, que passou para 7,75% ao ano.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira da página de Investimentos do UOL, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Investimentos e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.