Combustíveis, prévia do PIB e mais 3 temas que podem afetar a Bolsa
Confira no Café com Mercado, do UOL, cinco notícias que podem afetar a Bolsa nesta sexta-feira (15) e uma ação para ficar de olho.
1) ICMS fixo - Na última quarta-feira (13) foi aprovado na Câmara dos Deputados o projeto que fixa o valor do ICMS sobre combustíveis.
Ontem (14), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que a Casa terá "boa vontade" em agilizar a aprovação do projeto, mas defendeu que os governadores que se posicionaram contra a matéria sejam ouvidos.
O projeto é uma tentativa de diminuir o avanço dos preços do combustível, que acaba pressionando a inflação no país como um todo.
2) Petrobras - Na quinta (14), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que tem vontade de privatizar a Petrobras e que vai conversar sobre o assunto com a equipe econômica.
A declaração ocorre em meio a reclamações do presidente de que tem poder limitado na definição do preço do combustível, mas que é apontado como culpado a cada aumento.
A declaração não alterou os negócios da empresa na Bolsa, e a Petrobras (PETR4) fechou a sessão de ontem com leve alta de 0,17%.
O assunto pode continuar repercutindo nesta sexta, uma vez que o mercado responde a qualquer tipo de intervenção do governo na empresa.
Ainda ontem, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que pode acionar o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para investigar o monopólio estatal e o preço do gás aplicado pela Petrobras.
3) "Prévia" do PIB - O Banco Central divulga nesta sexta-feira (15) a prévia do PIB brasileiro, o IBC-Br. O indicador mede a atividade econômica do país e é utilizado para a elaboração da política monetária.
Com a reabertura da economia, o mercado espera dados melhores de crescimento do país, e por isso a divulgação pode mexer com os ânimos dos investidores.
4) Comércio nos EUA - Nos EUA, será divulgado o relatório mensal das vendas no varejo referentes a setembro.
Os resultados permitem avaliar o nível da demanda do consumidor em um momento em que a vacinação evolui e o comércio volta a abrir. Por isso, ele ajuda a traçar expectativas para as próximas semanas.
5) Resultados - Dos resultados divulgados hoje nos EUA, o destaque vai para o Goldman Sachs (NYSE:GS), um dos principais bancos de investimentos do mundo.
A publicação pode afetar a confiança dos investidores e refletir nas ações do setor financeiro por aqui.
Fique de Olho
O analista Lucas Claro, do BTG Pactual Digital, traz para o Fique de Olho de hoje a empresa do setor elétrico EDP Brasil (ENBR3).
Segundo Lucas, os analistas estão otimistas para a publicação dos resultados do terceiro trimestre da companhia, que deve ocorrer no próximo dia 25.
O analista vê possibilidade do preço das ações da empresa superarem a máxima histórica de R$ 21,92. Por isso, indica que os investidores de longo e médio prazo coloquem a companhia em seu radar.
O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.
Conheça os recursos do serviço de orientação financeira da página de Investimentos do UOL, para quem quer investir melhor.
Entre no grupo UOL Investimentos e receba notícias de investimento no WhatsApp.
Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br
Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.