IPCA
0,42 Mar.2024
Topo

Auxílio Brasil de R$ 400 e mais 2 temas que devem movimentar o mercado hoje

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/10/2021 04h00

Confira no Café com Mercado, do UOL, três assuntos que devem afetar a Bolsa nesta quarta-feira (20).

1) Auxílio Brasil - De última hora, o governo Jair Bolsonaro (sem partido) cancelou ontem (19) um evento de lançamento do programa Auxílio Brasil, que substituirá o Bolsa Família, após o presidente definir em R$ 400 o valor do benefício. O aumento seria parcialmente bancado por recursos de fora do teto de gastos.

O mercado reagiu negativamente, com tombo da Bolsa e disparada do dólar, e houve ameaça de debandada entre membros da equipe do ministro Paulo Guedes. O governo, então, cancelou o evento. Mas o assunto ainda deve render hoje.

2) PEC dos precatórios - A votação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos precatórios estava marcada para terça-feira (19) na comissão que analisa o assunto na Câmara dos Deputados. A proposta permite o adiamento e parcelamento de dívidas judiciais do governo, o que abriria espaço no teto de gastos para o governo criar despesas, inclusive para pagar o Auxílio Brasil.

Mas a comissão decidiu adiar a votação para hoje (20), para ajustar pontos da proposta.

O assunto afeta diretamente as contas públicas, e isso pode movimentar a Bolsa nesta quarta-feira.

3) Inflação na zona do euro - O mercado deve responder também à divulgação da inflação oficial nos países que formam a zona do euro. O dado, que deve ser divulgado hoje, é referente ao mês de setembro.

A inflação preocupa investidores, pois pode pressionar os governos do bloco a diminuir os incentivos econômicos. Sem eles, a recuperação econômica da região pode levar mais tempo para acontecer.

Além disso, para combater a aceleração da inflação, bancos centrais atuam subindo as taxas de juros. Isso pode atrair para a zona do euro recursos atualmente investidos em outros países, como o Brasil. Por isso, a inflação por lá afeta a Bolsa aqui.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira da página de Investimentos do UOL, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Investimentos e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.