IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

4 temas que podem mexer com a Bolsa, e uma ação para ficar de olho

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/10/2021 04h00

Acompanhe no Café com Mercado, do UOL, quatro notícias que podem movimentar o mercado nesta quinta-feira (21) e uma ação para ficar de olho.

1) Auxílio Brasil - Na quarta-feira (20), o ministro da Cidadania, João Roma, anunciou que o programa Auxílio Brasil deverá começar em novembro, com um aumento de 20% em relação aos valores do Bolsa Família.

Além disso, também será criado um benefício temporário para garantir que o auxílio chegue aos R$ 400 almejados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Apesar do aumento, o ministro não indicou a fonte de recursos que bancará o programa, gerando mais incertezas no mercado.

Ontem, o Ministério da Economia publicou uma nota defendendo o respeito ao teto de gastos.

O mercado teme que Bolsonaro coloque em risco a saúde fiscal do país para tentar a reeleição nas eleições de 2022. Por isso, o assunto ainda deve movimentar a Bolsa hoje.

2) PEC dos precatórios - A votação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que permite o parcelamento dos precatórios foi adiada novamente na comissão que analisa o assunto na Câmara dos Deputados.

A PEC é a solução que o governo busca para liberar espaço no Orçamento de 2022 para possibilitar o Auxílio Brasil, o novo Bolsa Família, no valor de R$ 400.

A reunião foi remarcada para esta quinta-feira (21) e estará no centro das atenções dos investidores, e pode movimentar a Bolsa hoje.

3) Conselho Monetário - Na agenda desta quinta (21) acontece a reunião mensal do Conselho Monetário Nacional, formado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e pelo secretário Especial de Fazenda do Ministério da Economia, Bruno Funchal.

Nessa reunião, o conselho trata de políticas monetárias, orçamento, dívida pública, dentre outros assuntos econômicos.

O Auxílio Brasil deve estar entre os assuntos debatidos, pois ainda há dúvidas sobre a fonte de receita que irá bancar o programa social.

4) Seguro-desemprego nos EUA - Nos EUA, toda quinta-feira é divulgado o número de novos pedidos de seguro-desemprego feitos na semana anterior.

O dado permite que os investidores acompanhem a evolução da economia norte-americana e criem perspectivas para o consumo do país.

Isso pode mexer com a confiança dos investidores por lá e, como o capital estrangeiro tem grande influência na Bolsa brasileira, pode movimentar as ações e a cotação do dólar por aqui também.

Fique de Olho

O Fique de Olho de hoje vem do analista Lucas Claro, do BTG Pactual Digital, que traz a Vale (VALE3), uma das maiores mineradoras do mundo.

A empresa apresentou na última terça (19) seu relatório de produção, que apontou um crescimento de 18% na produção de minério de ferro no terceiro trimestre, frente ao mesmo trimestre do ano anterior. E vendas apenas 2% maiores no mesmo período.

Segundo o analista, o mercado não gostou dos dados de forma geral. Contudo, a companhia ainda é bem vista pela sua equipe e representa uma boa oportunidade para os investidores.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira da página de Investimentos do UOL, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Investimentos e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.