IPCA
0,42 Mar.2024
Topo

5 assuntos que podem movimentar a Bolsa nesta quinta

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/10/2021 04h00

Veja no Café com Mercado, do UOL, cinco notícias que podem movimentar o mercado nesta quinta-feira (14).

1) Serviços - Mensalmente, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publica o volume de negócios do setor de serviços no Brasil —que conta com atividades como serviços administrativos, TI, beleza e transporte.

O setor é um dos mais importantes para a economia e um dos que mais emprega no país. Por isso, a pesquisa pode influenciar a decisão dos investidores e movimentar o mercado nesta quinta-feira (14).

2) Inflação ao produtor - O mercado também deve responder à divulgação da Inflação ao Produtor (IPP) dos EUA. O índice mede a variação nos preços para os produtores, que costuma ser repassada ao consumidor e tem impacto na inflação.

A inflação no país vem preocupando os investidores, pois tem crescido acima do esperado e pode fazer os EUA elevarem a taxa de juros —o que reduz o ritmo de incentivos econômicos no país.

3) Desemprego nos EUA - Nos EUA, como acontece toda quinta-feira, será divulgado o número de novos pedidos de seguro-desemprego feitos na última semana.

O indicador revela o aquecimento da economia norte-americana, o que afeta as expectativas dos investidores e pode movimentar a Bolsa brasileira.

4) Petróleo - Toda quarta-feira, os EUA divulgam os estoques de petróleo no país, o que pode movimentar o preço do combustível.

Devido ao feriado do Dia de Colombo no país na última segunda-feira (11), a publicação foi adiada para hoje (14) e pode movimentar as ações das empresas do setor.

5) Resultados - Começou nesta semana a temporada de divulgação de resultados referentes ao terceiro trimestre de 2021 nos EUA.

Hoje, o mercado fica atento às publicações de grandes bancos norte-americanos. São eles: Bank Of America (NYSE: BAC), Morgan Stanley (NYSE: MS) e Citigroup (NYSE: C).

O assunto pode movimentar as ações do setor financeiro aqui também.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira da página de Investimentos do UOL, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Investimentos e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.