IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ações de Raia Drogasil e Gerdau ganham destaque em relatórios; entenda

Márcio Anaya

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/11/2020 04h00

A análise das carteiras recomendadas nesta semana mostra que as ações da Raia Drogasil entraram no radar dos analistas, segundo acompanhamento feito pelo UOL Economia+. Outro destaque fica por conta de Gerdau, que voltou a figurar entre as principais indicações.

Confira a seguir mais detalhes sobre esses dois papéis:

Raia Drogasil

A empresa ingressou na lista de recomendações da Elite Investimentos na segunda semana de novembro e se mantém na carteira desde então. Os papéis da companhia, líder no mercado brasileiro de farmácias, também integram as indicações feitas pela MyCap, como uma das novidades da semana, com base na análise gráfica.

"Temos viés positivo para a companhia, que possui um portfólio diversificado e pontos de venda estrategicamente posicionados", diz a MyCap.

No início de novembro, a Raia Drogasil foi uma das três novas ações escolhidas pela BB Investimentos para integrar sua carteira fundamentalista do mês. No relatório em que explica a tese de investimento, a instituição cita a resiliência da empresa mesmo se a Bolsa apresentar viés de baixa e sua perspectiva mais estável de receita e margens de lucro diante de uma eventual segunda onda de covid-19.

A corretora do BB também destaca o resultado financeiro apresentado no terceiro trimestre, "combinando crescimento de receita e margens saudáveis, além da evolução da estratégia digital, que atingiu 7,2% das vendas totais".

A Raia Drogasil contabilizou lucro líquido atribuído aos sócios controladores de R$ 154,7 milhões entre julho e setembro, resultado 66,3% menor no comparativo anual. Apesar da pandemia do novo coronavírus, a companhia fechou apenas três lojas e inaugurou outras 64 no terceiro trimestre, 12 a mais que em igual período de 2019.

No total, a rede registra 158 aberturas brutas de unidades em 2020, até setembro, e reiterou recentemente a meta de fechar o ano em 240. A empresa anunciou ainda um plano de expansão intensivo para 2021 e 2022, que prevê a inauguração de 240 lojas por ano.

Gerdau

As ações preferenciais (PNs) da Gerdau ingressaram nesta semana no portfólio indicado pela Terra Investimentos e voltaram a fazer parte na lista selecionada pela Mirae Asset Corretora, após ausência no último acompanhamento.

A siderúrgica registrou um crescimento de 175% no lucro líquido do terceiro trimestre, em base anual, "superando até as projeções mais otimistas do mercado", destaca a Mirae. Segundo a instituição, a forte retomada da construção civil no país, o aumento nos preços do aço e o dólar valorizado foram determinantes para forte evolução do faturamento --de 23%, tem termos líquidos.

"O cenário segue positivo, considerando a retomada das economias do Brasil e dos EUA, onde também tem plantas industriais", afirma a Mirae. "Sua estrutura de capital está em bom nível e, com isso, tende a mostrar geração de caixa crescente nos próximos trimestres."

Confira aqui outros destaques e as carteiras completas de ações recomendadas nesta semana. Os códigos e preços dos papéis podem ser conferidos na página de cotações do UOL Economia.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.