PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Quanto do salário devo gastar e investir no mês? Tire esta e outras dúvidas

Exclusivo para assinantes UOL

Do UOL, em São Paulo

02/12/2020 17h44

Quanto do salário devo gastar e investir no mês? Essa foi um das perguntas a que o economista César Esperandio, do Econoweek, parceiro do UOL, respondeu nesta quarta-feira (2) no Papo com Especialista.

O programa, do UOL Economia+, é uma conversa semanal em vídeo, ao vivo, em que o especialista em finanças tira dúvidas sobre investimentos.

A live já foi ao ar, mas fica disponível para consulta. O Papo com Especialista é transmitido sempre às quartas-feiras, às 12h30. O programa é exclusivo para assinantes do UOL Economia+. Assista ao vídeo abaixo:

Confira algumas perguntas respondidas pelo especialista

1) Quanto do salário devo gastar e investir no mês? Existe uma divisão ideal?

César Esperandio: Existe uma recomendação (não é uma regra que sirva para todos) que é a 50-30-20. Ela mostra quanto do seu salário você precisa direcionar para os seus compromissos.

Funciona assim: 50% devem ir para os gastos obrigatórios (aluguel, alimentação, contas de luz, água etc.), 30% para os gastos supérfluos, mas necessários para deixar a vida mais gostosa (lazer, como ida ao cinema ou a um restaurante), e 20% para as obrigações financeiras (aqui entram os investimentos, mas também a parcela de um financiamento que você tenha). É um bom norte para você começar a repensar os seus gastos.

Se você achar os 20% muito altos no início, pode, claro, diminuir, começar com 5% e ir aumentando.

2) Minha filha fez 1 ano e quero começar a investir para ela. Tesouro Direto seria um bom começo?

César Esperandio:
Começar a pensar em estratégias de investimento para o futuro de sua filha é sensacional. Tesouro Direto é sempre um ótimo começo. Os investimentos do Tesouro Direto são considerados os mais seguros do país. Dentro do Tesouro Direto, é possível consultar quais os investimentos disponíveis. São três títulos: Prefixado, Tesouro Selic e Tesouro IPCA. Vale fazer a consulta, levando em conta rentabilidade, prazos, liquidez etc.

3) O dólar tem espaço para crescer até o fim do ano?

César Esperandio: Traçar alguma projeção para dólar é sempre muito incerto. Praticamente todas as variáveis da economia, a própria economia, as empresas nacionais e internacionais, por exemplo, têm impacto no dólar. Portanto, existe, sim, espaço para o dólar ficar mais caro.

Uma dica é entrar na página do Relatório Focus dentro do site do Banco Central. Lá, há projeções de vários economistas do país sobre a taxa de câmbio.

4) Pode dar dica do melhor segmento para iniciante começar a investir na Bolsa?

César Esperandio: Sendo iniciante, diria para você começar a investir pouco, de um dinheiro que não vai lhe fazer falta, para ganhar confiança com este tipo de investimento de renda variável. E, a partir daí, começar a diversificar e a aporte mais dinheiro em ações. Uma boa opção poderia ser um fundo de investimento em ações, no qual há um gestor profissional cuidando do investimento por você.

O Papo com Especialista é exclusivo para assinantes do UOL Economia+, uma plataforma de conteúdo destinada a todas as pessoas que queiram aprender a ganhar dinheiro com investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenham investido. Tudo apresentado de um jeito simples, com a credibilidade do conteúdo UOL.

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.