Quanto do salário devo gastar e investir no mês? Tire esta e outras dúvidas
Quanto do salário devo gastar e investir no mês? Essa foi um das perguntas a que o economista César Esperandio, do Econoweek, parceiro do UOL, respondeu nesta quarta-feira (2) no Papo com Especialista.
O programa, do UOL Economia+, é uma conversa semanal em vídeo, ao vivo, em que o especialista em finanças tira dúvidas sobre investimentos.
A live já foi ao ar, mas fica disponível para consulta. O Papo com Especialista é transmitido sempre às quartas-feiras, às 12h30. O programa é exclusivo para assinantes do UOL Economia+. Assista ao vídeo abaixo:
Confira algumas perguntas respondidas pelo especialista
1) Quanto do salário devo gastar e investir no mês? Existe uma divisão ideal?
César Esperandio: Existe uma recomendação (não é uma regra que sirva para todos) que é a 50-30-20. Ela mostra quanto do seu salário você precisa direcionar para os seus compromissos.
Funciona assim: 50% devem ir para os gastos obrigatórios (aluguel, alimentação, contas de luz, água etc.), 30% para os gastos supérfluos, mas necessários para deixar a vida mais gostosa (lazer, como ida ao cinema ou a um restaurante), e 20% para as obrigações financeiras (aqui entram os investimentos, mas também a parcela de um financiamento que você tenha). É um bom norte para você começar a repensar os seus gastos.
Se você achar os 20% muito altos no início, pode, claro, diminuir, começar com 5% e ir aumentando.
2) Minha filha fez 1 ano e quero começar a investir para ela. Tesouro Direto seria um bom começo?
César Esperandio: Começar a pensar em estratégias de investimento para o futuro de sua filha é sensacional. Tesouro Direto é sempre um ótimo começo. Os investimentos do Tesouro Direto são considerados os mais seguros do país. Dentro do Tesouro Direto, é possível consultar quais os investimentos disponíveis. São três títulos: Prefixado, Tesouro Selic e Tesouro IPCA. Vale fazer a consulta, levando em conta rentabilidade, prazos, liquidez etc.
3) O dólar tem espaço para crescer até o fim do ano?
César Esperandio: Traçar alguma projeção para dólar é sempre muito incerto. Praticamente todas as variáveis da economia, a própria economia, as empresas nacionais e internacionais, por exemplo, têm impacto no dólar. Portanto, existe, sim, espaço para o dólar ficar mais caro.
Uma dica é entrar na página do Relatório Focus dentro do site do Banco Central. Lá, há projeções de vários economistas do país sobre a taxa de câmbio.
4) Pode dar dica do melhor segmento para iniciante começar a investir na Bolsa?
César Esperandio: Sendo iniciante, diria para você começar a investir pouco, de um dinheiro que não vai lhe fazer falta, para ganhar confiança com este tipo de investimento de renda variável. E, a partir daí, começar a diversificar e a aporte mais dinheiro em ações. Uma boa opção poderia ser um fundo de investimento em ações, no qual há um gestor profissional cuidando do investimento por você.
O Papo com Especialista é exclusivo para assinantes do UOL Economia+, uma plataforma de conteúdo destinada a todas as pessoas que queiram aprender a ganhar dinheiro com investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenham investido. Tudo apresentado de um jeito simples, com a credibilidade do conteúdo UOL.
Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.