PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Olhar Bolsa toda hora dá ansiedade e pode fazer você perder dinheiro

Exclusivo para assinantes UOL

Do UOL, em Sâo Paulo

24/06/2021 04h00

Entrar no aplicativo da corretora toda hora e ver o sobe e desce da Bolsa a cada momento. Num primeiro momento, essa atitude pode parecer saudável para quem está começando a investir, mas o exagero é um problema. Segundo especialistas, quem está começando agora com foco no médio e longo prazo pode até desistir de investir se acompanhar o mercado diariamente.

"Essa é uma pegadinha em que o investidor acaba caindo. Olhar todo dia, a todo momento, pode ser uma armadilha para o longo prazo", afirmou Fabio Macedo, diretor comercial da Easynvest by Nubank, durante encontro do Guia do Investidor UOL, série de eventos gratuitos e quinzenais do UOL Economia+ para quem quer aprender a cuidar do próprio dinheiro.

Confira abaixo a análise feita pelo especialista, e entenda como acompanhar a Bolsa e os indicadores econômicos afetam o seu hábito de investir.

Não precisa olhar para a Bolsa todos os dias

Para Macedo, acompanhar a Bolsa todos os dias aumenta a ansiedade e o medo de quem está começando a investir.

"Num grupo de investidores que olham a rentabilidade da Bolsa de forma anual, a quantidade daqueles que mantêm os seus investimentos na Bolsa é de 70%. Entre aqueles que olham a rentabilidade mês a mês, a quantidade de investidores que mantêm seus investimentos cai para 48%", afirmou Macedo.

O especialista afirmou que, como toma decisões mais com base na emoção do que na razão, e embora entenda que o mercado é feito de sobe e desce, o investidor pode entrar em pânico em um ciclo de baixa e desistir de investir.

"Se você é de um perfil mais ativo de investidor, tudo bem, mas a grande maioria das pessoas não é, e não precisa olhar todos os dias", disse Tito Gusmão, fundador e CEO da Warren, que também estava no encontro do Guia, que debateu os hábitos que os investidores precisam ter.

Também vale para os juros?

Olhar para a taxa de juros toda vez que ela é alterada também faz sentido? Para os especialistas, é preciso sim ficar atento, mas se o foco do investidor é o longo prazo, acompanhar o sobe e desce da Selic pouco afeta a estratégia de investimentos.

"A gente está vendo uma subida da taxa básica de juros, e precisa ficar atento, mas aquele que montou uma estratégia de longo prazo não precisa deixar de dormir sabendo que a taxa está subindo, mas é preciso entender o seu perfil de risco", afirmou Macedo.

Quem está entrando agora no mercado, e está disposto a correr mais risco, vale acompanhar de perto tanto a Bolsa como o sobe e desce de indicadores importantes, como a taxa de juros, para acompanhar as oportunidades de curto prazo, disse Macedo.

Guia do Investidor UOL é trilha para quem quer começar a investir

O Guia do Investidor UOL é uma série de eventos quinzenais e gratuitos que vai apresentar todos os passos para quem quer aprender a investir e entender melhor sobre o mercado financeiro.

Essa série funciona como uma trilha de conhecimento, que passará por temas como comportamento, investimentos básicos para iniciantes a investimentos mais arrojados, como ações, fundos multimercado e até criptomoedas.

Para ajudar os leitores nessa trilha, investidores profissionais, analistas, e grandes especialistas do mercado darão aulas quinzenais para ensinar o passo a passo dos investimentos.

Você não faz parte da comunidade do UOL Economia+? Assine e tenha acesso a conteúdos para aprender a ganhar dinheiro com investimentos, mesmo que nunca tenha investido antes.

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.