IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dinheiro na poupança teve perda real de 7,59%, pior resultado em 30 anos

Poupança emenda 14 meses seguidos de perdas para a inflação, aponta levantamento da Economatica - Getty Images/iStockphoto/Moussa81
Poupança emenda 14 meses seguidos de perdas para a inflação, aponta levantamento da Economatica Imagem: Getty Images/iStockphoto/Moussa81

Do UOL, em São Paulo

11/11/2021 15h47

A mais tradicional aplicação entre os brasileiros, a poupança, atingiu em outubro a pior rentabilidade em 30 anos, em termos reais, descontando a inflação.

Segundo levantamento feito pela empresa de informações financeiras Economatica, a poupança completou 14 meses seguidos de perdas reais para um período de 12 meses.

O rendimento da poupança é 70% da Selic, que está em 7,75%. Assim, o rendimento nominal da poupança é de 5,43% ao ano. Mas como a inflação oficial no Brasil, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), atingiu 10,67% nos 12 meses acumulados até outubro, o ganho real da caderneta ficou negativo em 7,59% no mesmo período.

Somente o bitcoin tem rentabilidade positiva acima da inflação, em 12 meses. O Ibovespa tem o segundo melhor desempenho, mas perdendo para a inflação medida pelo IPCA em 0,46%.
Einar Rivero, gerente de Relacionamento Institucional da Economatica

Veja abaixo a rentabilidade real de algumas dessas aplicações no acumulado em 12 meses até outubro, já descontada a inflação, segundo levantamento da Economatica

  • Bitcoin: +305,6%
  • Ouro: -16,6%
  • Dólar: -11,7%
  • Poupança: -7,6%
  • Ibovespa: -0,46%

Cálculo da poupança vai mudar se Selic superar 8,5%

Pela regra da poupança, quando a Selic está abaixo de 8,5%, o rendimento anual da caderneta de poupança é equivalente a 70% da taxa básica de juros, mais a Taxa Referencial (TR), que está zerada.

Projeções do mercado feitas por mais de cem instituições financeiras e consultorias para o Boletim Focus do Banco Central apontam para uma Selic de 11% ano que vem.

Se a Selic superar os 8,5%, o rendimento da poupança muda e passa a ser de 0,5% ao mês mais a TR, o que daria 6,17% ao ano.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.