IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

O que são ações preferenciais e ordinárias? Umas ganham mais que as outras?

Fernando Barbosa

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/11/2021 04h00

Qual a diferença entre ações ordinárias e preferenciais? Quais são melhores para investir? E com qual se ganha mais?

Perguntas como essas foram respondidas no Guia do Investidor UOL, série de eventos quinzenais e gratuitos do UOL Investimentos para quem quer aprender a cuidar do próprio dinheiro. Na última edição, participaram dois especialistas: Rodrigo Crespi, analista de Equity Research da corretora Guide Investimentos, e Paula Reis, do canal "Mulher Trader". Veja a seguir as dicas que eles deram.

Quais são as opções de papéis disponíveis no mercado?

Há três os tipos de ação. As ordinárias dão direito a voto em assembleia que definem os rumos da companhia. Mas elas pagam menos dividendos.

O segundo tipo são as ações preferenciais. São papéis com maior pagamento de dividendos (os lucros distribuídos aos acionistas) e sem direito a voto.

O terceiro tipo são as units: uma espécie de pacote que contempla tanto as ordinárias quanto as preferenciais. .

Segundo Paula Reis, para quem está começando, é interessante optar pelas preferenciais por conta do pagamento de dividendos.

Colocar isso na sua estratégia a longo prazo é importante. Ao se tornar sócio de uma empresa que é uma boa pagadora de dividendos, o investidor não vai ter só a valorização de preço [da ação], mas também vai participar dessa divisão de lucros que a empresa vai fazer aos seus acionistas.
Paula Reis, do canal Mulher Trader

De acordo com Rodrigo Crespi, da Guide Investimentos, a preferência dos investidores deve ser pela compra das units e das preferenciais, por conta do pagamento de dividendos. As ordinárias devem ser consideradas quando o investidor possuir um grande capital para fazer um aporte mais robusto.

"Quem está comprando ações com direito de voto, ao comprar um lote que equivale a cem papéis e competir com alguém que tem 100 mil ações, o direito de voto fica muito reduzido", afirmou ele.

Algumas ações variam menos que outras?

Os especialistas explicam que os papéis possuem desempenhos bastante similares. O que muda mesmo é a possibilidade de ter uma renda mensal, trimestral, semestral ou mesmo anual, pingando na conta com os dividendos.

Paula Reis entende que, mesmo na Bolsa de Valores, muitos buscam uma estratégia mais conservadora ao apostar em empresas de grande porte e mais sólidas. "Por mais que o investidor saiba que é renda variável, ele sempre busca algo mais tranquilo", afirmou.

Essa mentalidade, segundo ela, é um bom caminho para começar a montar a carteira de investimentos.

"É pensar em empresas que estão há bastante tempo no seu mercado de atuação e que têm uma gestão mais tradicional. Consequentemente, elas estão listadas na Bolsa há mais tempo, então, a gente tem um histórico de negociações para fazer uma avaliação", disse ela.

Pensar no curto ou no longo prazo?

Para Crespi, da Guide Investimentos, a possibilidade de ganhos é sempre maior com uma estratégia de longo prazo.

Quando você escolhe bem uma ação ou uma empresa em que existe a probabilidade de ela estar existindo no futuro, o valor da ação tende a subir.
Rodrigo Crespi, analista de Equity Research da Guide Investimentos

Um exemplo, segundo ele, é o movimento de maior competição nos últimos anos enfrentado pelos grandes bancos por conta de novos entrantes no setor financeiro.

"É difícil a gente imaginar que eles vão deixar de existir, mesmo com a entrada dos novos bancos e fintechs, e eles ainda pagam dividendos", disse.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.

O Guia do Investidor UOL é uma série de eventos quinzenais e gratuitos que apresenta todos os passos para quem quer aprender a investir e entender melhor sobre o mercado financeiro. Veja as histórias inspiradoras e dicas de especialistas para multiplicar o seu dinheiro