IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Fundos de ações ajudam iniciantes na Bolsa; evento explica como funcionam

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/12/2021 04h00

Se você é investidor iniciante, já deve ter ouvido falar em fundos de ações. Pensa em investir neles? Antes, saiba se esse tipo de investimento é mesmo para o seu perfil de investidor, aprenda a diferença entre os fundos de ações e os tipos de gestão (passiva e ativa).

No próximo Guia do Investidor UOL, série de eventos quinzenais e gratuitos do UOL para quem quer aprender a cuidar melhor do dinheiro e a investir, você vai entender como funcionam os fundos de ações, quais as vantagens e os riscos e o que avaliar antes de aplicar o seu dinheiro neles.

O evento acontece daqui a pouco, às 11h, e é gratuito. Para assistir, basta acessar as páginas do UOL, UOL Economia ou do UOL Investimentos. O encontro é aberto para todos os leitores no dia da transmissão. Depois, o vídeo ficará disponível apenas para os assinantes do UOL —que já têm acesso aos eventos anteriores do Guia.

Fundos de ações têm gestores profissionais por trás

Os especialistas Phil Soares, analista-chefe de ações da Órama Investimentos, e Marcelo Weber, CEO da gestora de recursos Invexa Capital, falam também sobre o que levar em consideração na hora de investir em fundos de ações, que são administrados por gestores profissionais.

É melhor investir na Bolsa comprando ações diretamente ou por meio de um fundo de ações? Quais são as taxas dos fundos? O que é "rotação de carteira"? Os especialistas respondem a essas e outras questões.

Phil Soares, analista-chefe de ações da Órama Investimentos, tem a certificação CFA (Chartered Financial Analyst) e é gestor de carteiras autorizado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Ele tem passagens pela Polo, Ativa e Tagus.

Marcelo Weber, CEO da gestora de recursos Invexa Capital, é economista formado pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e administrador pela Esag-Udesc (Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina). Mestre profissional em economia e finanças pela FGV EESP (Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas), ele atua no mercado financeiro desde 2001, passando por corretoras e bancos. A Invexa Capital, da qual é um dos fundadores, foi criada em 2011, em São Paulo, mas logo depois se mudou para Blumenau (SC).

Guia do Investidor UOL é trilha para quem quer investir

O Guia do Investidor UOL é uma série de eventos quinzenais e gratuitos do UOL que funciona como uma trilha de conhecimento, que passará por temas como comportamento, investimentos básicos para iniciantes a investimentos mais arrojados, como ações, fundos multimercado e até criptomoedas.

Para ajudar os leitores nessa trilha, investidores profissionais, analistas, e grandes especialistas do mercado darão aulas quinzenais para ensinar o passo a passo dos investimentos.

Você pode conferir a programação do Guia do Investidor UOL aqui.

Você conhece a página de investimentos do UOL?

No UOL, você encontra uma página de investimentos que apresenta conteúdo para quem quer aprender a investir, ou a investir melhor.

Quem assina o UOL, tem acesso a carteiras recomendadas, e-books, grupos de WhatsApp e Telegram, lives exclusivas com especialistas em investimentos e finanças, análises da Bolsa e acesso a todo conteúdo de investimentos do UOL. Clique aqui e assine agora o UOL, e tenha 7 dias grátis para acessar o melhor conteúdo do UOL.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.

O Guia do Investidor UOL é uma série de eventos quinzenais e gratuitos que apresenta todos os passos para quem quer aprender a investir e entender melhor sobre o mercado financeiro. Veja as histórias inspiradoras e dicas de especialistas para multiplicar o seu dinheiro