Construtoras e varejistas estão entre as ações recomendadas na semana
Ainda que o ano de 2023 tenha começado cheio de incertezas para os mercados, casas de análise, corretoras e bancos começam a apostar em ações que podem se descolar dessa onda de insegurança. Entre as recomendações para investir nesta semana, estão ações do varejo e construtoras.
Por que apostar nessas ações?
- Nesta semana, a segunda do ano e da nova administração federal, Mirae Asset e MyCap incluíram duas construtoras em suas carteiras: Direcional (DIRR3) e Cury (CURY3).
- A ideia é comprar ações que agora estão baratas e que podem crescer por conta do novo governo.
- Na semana passada, Jader Filho (MDB-PA), ao tomar posse no comando do Ministério das Cidades, declarou que reconstruir o programa "Minha Casa, Minha Vida" é uma prioridade do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
E o varejo?
- BTG, Ativa e PagBank estão apostando em nomes do varejo como Pão de Açúcar (PCAR3), Americanas (AMER3) e Grupo Soma, dono de diversas marcas de moda (SOMA3).
- As liquidações de começo de ano, segundo Pedro Galdi, analista da Mirae Asset, influenciam essas escolhas.
- Mesmo assim, o cenário geral não é animador para o comércio, com o alto endividamento da população, diz ele.
- No caso de Pão de Açúcar (PCAR3), a escolha, segundo Jorge Bittar, analista de renda variável da Ativa, tem a ver com o preço da ação.
- Para ele, vale o risco já que o papel perdeu 60% do seu valor desde o final de 2021.
Confira as carteiras a seguir:
Terra Investimentos
A carteira da Terra desvalorizou 1,11% na semana passada. Mas ela continua sem alterações para esse novo período e fica assim:
- SLC Agrícola (SLCE3)
- Totvs (TOTS3)
- Marfrig (MRFG3)
- Usiminas (USIM5)
- Vibra (VBBR3)
BTG
Quem investiu na última carteira semanal do BTG ganhou 0,67%, enquanto o Ibovespa caiu 0,7%. Para esta semana, saem BB Seguridade (BBSE3), Arezzo (ARZZ3) e 3R Petroleum (RRRP3). Entram Americanas (AMER3), Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3) e Raia Drogasil (RADL3). A lista fica assim:
- Americanas (AMER3)
- Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3)
- Raia Drogasil (RADL3)
- Vale (VALE3)
- Weg (WEGE3)
Mirae Asset
A Carteira da Mirae caiu mais que o Ibovespa na semana passada, desvalorizando 0,82%. Três posições saíram da seleção: CTEEP Energia (TRPL4), Sabesp (SBSP3) e Taesa (TAEE11). Nesses lugares entraram Construtora Cury (CURY3), a empresa de autopeças Iochpe Maxion (MYPK3) e a 3R Petroleum (RRRP3). A seleção ficou assim:
- Assaí (ASAI3)
- BB Seguridade (BBSE3)
- Itaú (ITUB4)
- JHSF (JHSF3)
- Construtora Cury (CURY3)
- Iochpe Maxion (MYPK3)
- 3R Petroleum (RRRP3)
- Vale (VALE3)
- Gerdau (GGBR4)
- Randon (RAPT4)
Ativa
Na semana passada a carteira rendeu 0,84% ante a queda de 0,7% do Ibovespa. Saíram da lista Brasil Agro (AGRO3), CPFL Energia (CPFE3), e entraram no lugar Petrobras (PETR4) e EDP Brasil (ENBR3). A cesta lista ficou assim:
- Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3)
- Pão de Açúcar (PCAR3)
- Minerva (BEEF3)
- Petrobras (PETR4)
- EDP Brasil (ENBR3)
PagBank
A última carteira semanal do PagBank rendeu 3,86%. Para a próxima semana foram feitas três alterações na composição: saem Berkshire Hathaway (BERK34), Weg (WEGE3) e Ford Motors (FDMO34). Entram BB Seguridade (BBSE3), BTG Pactual (BPAC11) e Grupo Soma (SOMA3). A carteira ficou assim:
- BR Foods (BRFS3)
- Vale (VALE3)
- BB Seguridade (BBSE3)
- BTG Pactual (BPAC11)
- Grupo Soma (SOMA3)
MyCap
Na última semana, a carteira andou para trás em 0,99%. Agora, saíram da lista Cemig (CMIG4) e B3 (B3SA3), dando lugar para BB Seguridade (BBSE3) e Direcional Engenharia (DIRR3). A lista ficou assim:
- Weg (WEGE3)
- Randon (RAPT4)
- Dexco (DXCO3)
- BB Seguridade (BBSE3)
- Direcional Engenharia (DIRR3)
Warren
A Warren não divulgou a rentabilidade da semana passada. Foi feita a troca da São Martinho (SMTO3) por Ambipar Participações (AMBP3).
- Itaú (ITUB4)
- PetroRio (PRIO3)
- CPFL Energia (CPLE6)
- CSN Mineração (CMIN3)
- Ambipar Participações (AMBP3)
Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.