IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dinheiro rendendo na conta digital vale a pena? Ou é melhor investir?

erhui1979/Getty Images
Imagem: erhui1979/Getty Images

03/01/2023 04h00

Alguns bancos digitais fazem o dinheiro render só de você deixar na conta corrente. Não precisa nem escolher onde investir.

Mas um leitor me enviou a seguinte pergunta: "Vale a pena deixar o dinheiro lá ou é melhor investir em algo?". Para responder, fiz uma comparação entre o rendimento dessas contas e de outras aplicações. Veja abaixo.

Decisão depende da sua necessidade

A decisão de deixar o dinheiro rendendo na conta digital ou buscar outros investimentos depende da necessidade do investidor.

Se você sabe que não precisará resgatar aquele dinheiro em menos de um ano, vai encontrar opções mais rentáveis em outros investimentos, que vou mostrar abaixo.

Mas se você acredita que pode ter que usar o valor nos próximos meses ou dias, manter o valor na conta remunerada vale a pena.

Outras aplicações de baixo risco que permitem o resgate a qualquer momento terão uma rentabilidade semelhante à das contas digitais. Todas elas rendem algo próximo da taxa básica de juros (a Selic), descontado o Imposto de Renda.

É o caso, por exemplo, do Tesouro Selic (título mais conservador do Tesouro Direto) e de CDBs oferecidos por bancos pequenos e médios.

E para longo prazo?

Para investir a longo prazo, acima de um ano, já começa a valer a pena migrar para outras aplicações.

O que é preciso entender é que, entre dois investimentos com o mesmo risco, o que tem maior prazo tende a render mais.

As contas correntes remuneradas são aplicações de baixo risco e curto prazo (você pode sacar o dinheiro a qualquer momento). Se você buscar outras opções de baixo risco, mas de longo prazo, elas vão render mais.

Um exemplo é o Tesouro Prefixado, um título do Tesouro Direto. Com ele, você garante um rendimento de 13,64% ao ano e prazo de resgate em 2025. Já as contas digitais devem acompanhar a Selic, que tende a cair a 8% ao ano até 2025.

Resumindo

Para resumir, é o seguinte: o dinheiro do dia a dia e da reserva de emergência, que você pode precisar usar a curto prazo, terá um rendimento bom tanto nas contas digitais como no Tesouro Selic.

Já a parte do seu patrimônio que você pode deixar aplicada a longo prazo tende a render mais se você escolher aplicações de longo prazo, como o Tesouro Prefixado, o Tesouro IPCA e os CDBs, LCAs e LCIs de longo prazo emitidos por bancos pequenos.

Aqui podemos entender "longo prazo" como um investimento com prazo superior a um ano. Lembrando que, quanto maior o prazo, maior tende a ser o rendimento.

Alguma dúvida?

Tendo alguma dúvida sobre investimentos, me siga no Instagram e envie uma mensagem por lá. Sua pergunta poderá ser respondida em breve neste espaço.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.