IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Poupança ganha da inflação pela 1ª vez em 4 anos; veja quanto rendeu

Investimentos: Quanto a poupança rendeu acima da inflação? Confira - Vergani_Fotografia/iStock
Investimentos: Quanto a poupança rendeu acima da inflação? Confira Imagem: Vergani_Fotografia/iStock

Do UOL, em São Paulo

10/01/2023 10h58

O dinheiro investido na poupança teve um rendimento real de 2%. É a primeira vez em quatro anos que o investimento ganhou da inflação, segundo levantamento do Trademap.

Veja quanto a poupança e outros investimentos renderam no ano passado.

Quanto a poupança rendeu acima da inflação?

  • A inflação fechou o ano de 2022 em 5,79%, segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).
  • Com isso, a poupança, que teve rendimento nominal de 7,9% em 2022, rendeu 2%.
  • Para fazer o cálculo do ganho real, como se trata de dois fatores medidos por porcentagem, é necessário fazer a divisão do rendimento do investimento pela inflação, diz o analista Einar Rivero, do TradeMap.
  • Em 2021, o rendimento real da poupança foi negativo em 6,37%. Já em 2020, a poupança teve rendimento negativo em 2,30% e, em 2019, o rendimento foi negativo em 0,05%.
  • 2018 foi o último ano em que a poupança rendeu mais que a inflação: o rendimento foi positivo em 0,85% no ano.

Que investimentos ganham da inflação?

  • Os fundos multimercado foram os investimentos que mais renderam acima da inflação, segundo levantamento. O rendimento real, acima da inflação, foi de 7,45%.
  • Em segundo lugar, vem o índice de dividendos, o pagamento de parte do lucro que algumas empresas abertas na Bolsa fazem aos seus acionistas. O índice foi 6,49% acima da inflação.
  • Em terceiro lugar, está o CDI, (Certificados de Depósitos Interbancários). Os investimentos que se baseiam nesse índice tiveram rendimento real de 6,24%.
  • Em quarto lugar, está a poupança.

Em que investimentos o dinheiro perdeu para a inflação?

  • Todos os outros investimentos, como Ibovespa, Ifix (índice de fundos imobiliários), dólar, ouro, euro, ações small caps e BDRs (Brazilian Depositary Receipts, recibos de ações estrangeiras negociados no Brasil) perderam para a inflação no ano passado.
  • O pior rendimento foi do bitcoin: o rendimento real, considerando a perda do poder aquisitivo, foi negativo em 68,27%.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.