Só para assinantesAssine UOL

Como lidar com dinheiro para realizar sonhos? Um método pode te ajudar

Montar a sua reserva de emergência, planejar a aposentadoria, viajar, abrir um negócio, comprar um imóvel. Os sonhos podem variar de pessoa para pessoa, mas é preciso se planejar para realizá-los.

Veja como colocar seus planos financeiros em prática em 2024. No Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, a planejadora financeira Keylla Santos mostra como um método pode te ajudar.

Essa matéria é o segundo aulão da série sobre organizar suas finanças em 2024. Leia abaixo a análise da planejadora financeira e assista ao programa completo de 18 de janeiro. Serão três lives ao vivo, e assinantes podem rever as aulas quantas vezes quiserem.

Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40. Assine aqui e participe!

A última série do Papo com Especialista foi sobre como sair das dívidas para começar a investir. Para saber mais, acesse "Depois de sair das dívidas, como investir para realizar seus sonhos?".

Como listar as suas despesas

Separe em gastos fixos, variáveis e eventuais. Fixos são aquelas com pouca flutuação de um mês para o outro; como aluguel, energia, água, etc, variáveis têm flutuação muito grande; como alimentação, lazer; e eventuais acontecem uma vez por ano (como matrículas, impostos, IPTU, IPVA).

Visualize a faixa de comprometimento da sua renda. Para isso, analise quanto cada tipo de gasto está comprometido na sua renda. "Isso te ajuda a ter clareza para saber quanto ainda tem de margem para investir para os seus projetos de vida", declara.

Continua após a publicidade

Separe os gastos em flexíveis e com pouca flexibilidade. A separação é para você entender onde existe margem para rever seus gastos, como renegociar ou cancelar pacotes e assinaturas. "Essa mudança costuma ser mais frequente nos gastos flexíveis. É possível promover mudanças também nos gastos pouco flexíveis, mas isso pode comprometer a sua qualidade de vida", diz.

Como se organizar para tirar os sonhos do papel

Liste três objetivos financeiros em curto, médio e longo prazo para começar em 2024. Alguns exemplos: reserva de emergência, compra da casa, viagem, planejamento da aposentadoria, etc.

Não vale a pena juntar o dinheiro por juntar, sem objetivo. É importante que o dinheiro tenha uma intenção, um objetivo por trás.
Keylla Santos, planejadora financeira

Entenda por que esses projetos são importantes para você. "É importante saber qual o peso de um projeto na sua vida, porque é isso que vai te manter motivado para fazer o planejamento financeiro", diz.

Esses projetos serão norteadores. São eles que vão te ajudar a tomar decisões lá na frente. No momento que você estiver fazendo escolhas financeiras, você vai comparar: 'Este passo me deixa mais próximo do objetivo ou não?'
Keylla Santos

Continua após a publicidade

Se você tem um desejo, mas não coloca método, meta, prazo, e não entende quais são as ações necessárias para conquistar esse objetivo, você fica só no campo das ideias. É preciso tornar esse desejo em um objetivo concreto.

Como usar o método Smart

Específico: Seja específico no seu objetivo. "Começar a guardar dinheiro é muito amplo. Você quer guardar dinheiro para quê?", diz Keylla.

Mensurável: É o que determina que você atingiu o objetivo. "É importante conseguir visualizar se você tem avançado na conquista deste plano", diz.

Atingível: A meta precisa ser realista. "É importante ser um objetivo que você consiga conquistar em um certo período", diz.

Relevante: Por que essa meta é importante? "Vale fazer essa reflexão da importância do objetivo, porque você usa esse peso para nutrir a sua motivação, para manter o planejamento financeiro, para continuar investindo de maneira recorrente", afirma.

Continua após a publicidade

Temporizável: Em quanto tempo você quer alcançar o seu objetivo? Aqui, você deve colocar um prazo para alcançar a sua meta", diz.

Por exemplo: montar a sua reserva de emergência. A meta é específica, mensurável (você consegue consultar o saldo na conta da corretora para ver o crescimento), atingível (o aporte mensal está dentro do seu orçamento), relevante (para um planejamento financeiro saudável, é importante ter a reserva) e temporizável (o ideal é ter uma reserva de emergência equivalente a seis meses de despesas, mas para 2024 você começa, primeiramente, com três meses de reserva, no prazo de um ano).

Se cada um dos seus objetivos cumpre essas etapas, isso aumenta a chance de você conseguir conquistá-los, porque você torna esse projeto um pouco mais realista, palpável e com mais direcionamento do que precisa fazer.
Keylla Santos

Objetivos para um planejamento financeiro saudável

Tenha uma reserva financeira para os gastos eventuais. São aqueles gastos que acontecem todo ano, como IPTU, IPVA, matrículas, impostos, etc.).

Crie uma reserva de emergência. Serve para cobrir possíveis imprevistos, como situação de falta de renda ou que impacte a sua qualidade de vida. "É uma reserva para você poder dormir tranquilo", afirma.

Continua após a publicidade

Separe dinheiro para seus projetos de curto, médio e longo prazo. Entre eles, deve estar a aposentadoria. "A aposentadoria é um dos objetivos que a gente mais tende a postergar, porque não há retorno da satisfação tão rápido", diz Keylla.

Para Keylla, vale começar o mais rápido possível a aposentadoria, logo após a reserva financeira. "Sugiro que a aposentadoria seja pensada depois da reserva financeira. Isso porque, se você estiver juntando dinheiro para a aposentadoria, mas ainda não tem a reserva financeira, em qualquer emergência, é o dinheiro da aposentadoria que você acaba usando. E isso pode trazer prejuízo, já que o dinheiro da aposentadoria é pensando para o longo prazo", diz.

Precisamos carimbar cada projeto para não usarmos o dinheiro para a finalidade errada e também porque eles possuem características específicas que são fundamentais para a escolha dos investimentos.
Keylla Santos

Calcule o aporte mensal em cada projeto. Por exemplo, você quer montar uma reserva financeira de R$ 30 mil em 24 meses. O valor mensal aplicado deve ser de R$ 1.250. "Esse cálculo foi feito sem pensar em taxas de remuneração do investimento, por enquanto", diz. Faça isso com todos os seus projetos.

Analise se a soma dos seus aportes mensais para os projetos equivale à sua capacidade de poupança. "Agora é hora de alinhar as expectativas. Talvez você precise olhar para um projeto por vez; ou mexer no prazo, ou no objetivo", diz.

Para descobrir a sua capacidade de poupança, faça o seu diagnóstico financeiro. Some as entradas de dinheiro e subtraía as saídas (gastos); o que sobra é a sua capacidade de poupança. "Se for zero, volte para a lista de gastos e tente identificar quais são os espaços para mudanças. Pode ser ajustar seu comportamento de gastos, rever seu padrão de vida ou aumentar a sua capacidade de entrada", afirma.

Continua após a publicidade

Se o valor mensal a ser aplicado ficou fora da sua capacidade de poupança, foque no projeto que te conecta mais. "É esse projeto que vai te manter motivado. Nem sempre é possível tirar todos os projetos do papel", diz.

Entenda o que você está disposto a fazer para tornar esse projeto possível. "Por fim, você terá o seu motivo para planejar e organizar a sua vida financeira. "Cada um tem um objetivo, e os investimentos vão acompanhar esses objetivos", diz.

A rotina para direcionar dinheiro para os projetos deve ser diferente. Não é o que sobra no final do mês. Caiu o seu salário? Então, já direciona o valor que se propôs a guardar todos os meses para os seus projetos e já manda para os investimentos. Em vez de sobrar para guardar, você guarda, primeiro, e vive com o saldo que sobrou.
Keylla Santos

Quer saber como economizar e investir, além do que está acontecendo na economia? Conheça e siga o novo canal do UOL "Economize e Invista" no WhatsApp.

Aulão: Organize suas finanças em 2024 de uma vez por todas

Ano novo é um bom momento para organizar as finanças. Saiba como fazer isso - como e manter o planejamento por todo o ano - em uma série de três lives do Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL Investimentos.

Continua após a publicidade

Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40.

Abordaremos passos práticos para a elaboração de um orçamento, principalmente para aqueles que se sentem perdidos nesse processo.

Explore conosco as opções de investimento na renda fixa e variável. Entenda as possibilidades que existem para o seu dinheiro e tome decisões informadas.

Também discutiremos estratégias para gerenciar suas finanças e realizar sonhos, seja viajar, estudar, abrir um negócio ou mudar de emprego, com metas alcançáveis para 2024.

Quer investir melhor? Receba dicas no seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido? O UOL tem uma newsletter diária gratuita que o ajuda nesse objetivo. Assine o Por Dentro da Bolsa aqui. Você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pela equipe do PagBank Investimentos para aprender a investir melhor.

Continua após a publicidade

Você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor o seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui. UOL Investimentos ainda tem diversos conteúdos diários que te ajudam a lidar melhor com seu dinheiro.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.

Deixe seu comentário

Só para assinantes