ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Brasil vai exportar embriões bovinos para a Colômbia

Olga Bardawil

Da Agência Brasil

21/12/2017 10h36

O Brasil vai começar a exportar embriões bovinos "in vitro" para a Colômbia, a partir de um acordo fechado nesta semana entre o Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Instituto Colombiano Agropecuário.

Segundo a coordenadora de Trânsito e Quarentena Animal do ministério, Judi Nóbrega, o Certificado Veterinário Internacional, firmado entre os dois países, foi atualizado para atender a produtores brasileiros e colombianos.

Ela diz que, até agosto de 2016, não havia acordo com os países da América do Sul para o comércio de embriões bovinos "in vitro", embora houvesse grande interesse do setor. "Demos prioridade às negociações com esse bloco e, desde então, já foram firmados acordos sanitários com os serviços veterinários do Paraguai, da Bolívia, do Uruguai e da Argentina" diz Judi.

A coordenadora afirma que a ampliação dos acordos para a exportação de embriões bovinos "in vitro" tem sido possível "devido ao reconhecimento mundial da excelente condição sanitária do rebanho brasileiro, bem como do alto grau de tecnologia das centrais de coleta e processamento de material genético bovino registradas no ministério".

O que tem permitido essa ampliação, de acordo com Judi, é a parceria firmada entre o Departamento de Saúde Animal e entidades do setor produtivo brasileiro, tais como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) e a Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões (SBTE).

Mais Economia