Economia cresce 0,4% no primeiro trimestre e 1,2% em um ano, diz IBGE
A economia brasileira cresceu 0,4% no primeiro trimestre, na comparação com o trimestre anterior. Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, o PIB (Produto Interno Bruto) subiu 1,2%.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (30) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Eventuais prejuízos causados pela greve dos caminhoneiros, que já entrou no décimo dia nesta quarta e provoca graves problemas de abastecimento no país inteiro, só terão impacto no PIB do segundo trimestre.
- Gasolina do Brasil é uma das mais caras? Há 76 países com valor maior
- Veja os sete erros do governo na negociação com os caminhoneiros
- De onde o governo tirará dinheiro para cumprir promessa a caminhoneiros?
O instituto também revisou para cima os resultados do quarto trimestre de 2017 (de 0,1% para 0,2%) e do terceiro trimestre de 2017 (de 0,2% para 0,3%).
Agropecuária cai 2,6% em um ano
A agropecuária, que puxou o desempenho do PIB em 2017, começou este ano com crescimento de 1,4% em relação ao quarto trimestre, enquanto tanto a indústria quanto os serviços subiram apenas 0,1%.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, porém, o setor agropecuário caiu 2,6% devido à queda na produção dos principais produtos com safra no primeiro trimestre, de acordo com o IBGE.
A indústria cresceu 1,6%, com destaque para a indústria de transformação, e os serviços subiram 1,5%, com altas significativas no transporte de cargas e do comércio no atacado.
Consumo das famílias e investimentos sobem
Os brasileiros gastaram mais no início de 2018. O consumo das famílias subiu 0,5% em relação ao quarto trimestre e 2,8% em um ano. A alta se deve à queda da inflação, aos cortes na taxa básica de juros, a Selic, e à melhora nos indicadores para concessão de crédito, como inadimplência (contas em atraso), segundo o IBGE.
Os investimentos também tiveram resultado positivo. Nos três primeiros meses deste ano, subiram 0,6% e, na comparação com o primeiro trimestre de 2017, avançaram 3,5%.
Aumento das importações e exportações
O Brasil também registrou mais negócios no comércio exterior, com aumento de 1,3% nas exportações e de 2,5% nas importações do quarto trimestre de 2017 para o primeiro de 2018.
No período de um ano, as exportações subiram 6%, e as importações, 7,7%.
Greve deve prejudicar a economia
A greve dos caminhoneiros, que afetou a atividade econômica no país todo, coloca o cenário de curto prazo em risco. A expectativa de que a economia ganhasse fôlego pode ter sido colocada em xeque com a paralisação, que dura mais de uma semana e afetou o abastecimento no país, dependente de modal rodoviário para escoar sua produção.
Sinal disso é que economistas consultados em pesquisa do Banco Central diminuíram a estimativa para o crescimento do PIB neste ano, de 2,5% para 2,37%.
O governo também reduziu recentemente as expectativas para a economia em 2018. A previsão passou de 2,97% para 2,5%.
Recuperação lenta em 2017
No ano passado, a economia cresceu 1%, após dois anos seguidos de recessão.
Com isso, o país voltou a crescer após dois anos de recessão. Economistas afirmam, porém, que o país levará pelo menos dois anos para voltar ao nível de antes da crise.
O que entra na conta do PIB?
O PIB é a soma de tudo o que é produzido no país. Os dados consideram a metodologia atualizada do cálculo.
(Com agências de notícias)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.