CCJ encerra sessão sem votar Previdência; discussão será retomada nesta 4ª

O presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados, Felipe Francischini, encerrou a sessão pouco depois das 23h30, sem que o relatório de admissibilidade da reforma da Previdência fosse votado.
Os trabalhos serão retomados nesta quarta-feira, em sessão convocada para as 10h, e a expectativa de Francischini é que o parecer sobre a proposta seja finalmente votado.
Apesar de um acordo firmado com líderes do governo, da oposição e do centrão para que a sessão fosse finalizada às 22h, a audiência levou 1h30 a mais. A justificativa oficial foi que a obstrução do Psol ainda de manhã levou exatamente esse tempo.
A sessão teve início às 10 horas desta terça e foi destinada a que os deputados pudessem manifestar suas opiniões sobre a proposta.
O acordo de líderes havia estabelecido um número máximo de deputados que não integram a CCJ e poderiam se pronunciar: 10 do governo e 10 da oposição. Porém, após pressão dos mais de 60 deputados inscritos, sob os gritos de "todo mundo vai falar", Francischini recuou e decidiu permitir que todos os inscritos que não integram a comissão falassem por cinco minutos.
Ao longo da sessão, Francischini afirmou que a "tendência" é que o relatório seja votado até quarta-feira. O parlamentar declarou que ainda está definindo com sua assessoria a melhor estratégia regimental para evitar discursos desnecessários e medidas para atrasar a votação.
Esta quarta-feira é o último dia possível para que o parecer seja votado antes do feriado de Páscoa.