IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Guedes: Estado brasileiro está quebrado, com os quatros pneus furados

Ministro da Economia Paulo Guedes - Pedro Ladeira/Folhapress
Ministro da Economia Paulo Guedes Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Antonio Temóteo

Do UOL, em Brasília

25/09/2019 16h32

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou hoje que a crise fiscal quebrou o Brasil e que o processo de recuperação passa pelas reformas, além do estímulo ao investimento privado. Segundo ele, uma das medidas para incentivar o crescimento é o pacote de privatizações.

Guedes declarou que a venda de empresas estatais ainda está "em marcha lenta", mas somente a mudança na gestão dos bancos públicos federais garantiu espaço orçamentário de R$ 30 bilhões para o próximo ano. O ministro disse que esse montante é equivalente ao programa Bolsa-Família.

"O Brasil está quebrado, com os quatro pneus furados. Depois das reformas, temos as privatizações, que ainda estão em marcha lenta. Mas o crescimento vem empurrado pelo investimento privado. O caminho do declínio a gente conhece. A gente conhece o drama do nosso irmão argentino, do nosso irmão venezuelano. Depois da quebradeira, vem a convulsão social e a fome", disse.

O ministro também declarou que o processo de recuperação das economias com base no investimento privado é conhecido na Alemanha e no Japão, após as guerras mundiais. Segundo ele, os recursos das privatizações serão usados também para programas sociais.