IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Tributária: relator quer mostrar texto em 28 de abril e votar em 5 de maio

O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da reforma tributária - Reprodução/Twitter
O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da reforma tributária Imagem: Reprodução/Twitter

Antonio Temóteo

Do UOL, em Brasília

04/03/2020 16h03

Em uma tensa reunião na tarde de hoje, o relator da reforma tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), afirmou que apresentará o parecer sobre o tema em 28 de abril. Ele também sugeriu que a votação do relatório ocorra em 5 de maio.

A comissão mista que debaterá a proposta foi instalada hoje e aprovou, até o momento, a realização de uma audiência pública.

Na primeira audiência pública, marcada para o próximo dia 10, será ouvida a professora Rita de la Feria, pesquisadora da Universidade de Oxford. O relator também sugeriu que no dia seguinte (11), a comissão receba o ministro da Economia, Paulo Guedes.

O convite ao ministro ainda não foi votado. Ribeiro quer fazer outras quatro audiências públicas.

O senador José Serra (PSDB-SP) criticou o convite para que Rita de la Feria participasse dos trabalhos da comissão. "Trazer uma especialista que não tem noção do Brasil não faz sentido. Vamos começar muito mal", disse.

Governo sem proposta

Outro tucano que divergiu do plano de trabalho apresentado por Ribeiro foi o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Segundo ele, não faz qualquer sentido a presença de Paulo Guedes em audiência pública sem que o governo apresente sua proposta.

"Nós não conhecemos a proposta do governo. Não faz sentido ele vir aqui sem que apresente os planos do governo. E queremos conhecer o texto antes da audiência pública", disse Jereissati.

O líder do governo no Senado, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), afirmou que as propostas do governo para a reforma tributária estão prontas e aguardavam apenas a instalação da comissão para ser apresentadas aos parlamentares. Entretanto, ele não detalhou as sugestões do governo.

***

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.

Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.

Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.