IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Presidente do BB diz que "tem muita gente com rabo preso" em Brasília

Rubem Novaes pediu demissão da presidência do Banco do Brasil na última semana - Amanda Perobelli/Reuters
Rubem Novaes pediu demissão da presidência do Banco do Brasil na última semana Imagem: Amanda Perobelli/Reuters

DO UOL, em São Paulo

28/07/2020 10h59

Dias depois de pedir demissão da presidência do Banco do Brasil, o economista Rubem Novaes disse, em declaração publicada pela coluna do jornalista Merval Pereira no O Globo, que o ambiente político de Brasília "tem muita gente com rabo preso trocando proteção".

Sem especificar casos ou detalhar ao que se referia, Rubem Novaes disse que tudo começou na reeleição de Fernando Henrique Cardoso e "piorou muito nos anos do PT com mensalões e petrolões". Segundo o jornal, este ambiente foi uma das razões apontadas para ele deixar o cargo.

Novaes ainda citou que "criar dificuldades para vender facilidades é a regra" e existem "privilégios e compadrios".

Novaes entregou na última sexta-feira (24) um pedido de renúncia do cargo ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Economia, Paulo Guedes. A informação foi dada pelo próprio banco, em comunicado de fato relevante distribuído à imprensa e ao mercado financeiro. Ele ocupava o posto desde o início do governo, em janeiro de 2019.

Em entrevista à CNN Brasil no último fim de semana, Novaes já havia afirmado que decidiu deixar o cargo por "não se adaptar à cultura de privilégios, compadrio e corrupção de Brasília".

Ao jornal O Globo, ele reafirmou que a sua saída não está ligada a nenhum fato específico e que desde junho já conversava com o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a possibilidade.