PUBLICIDADE
IPCA
0,64 Set.2020
Topo

Mídia e Marketing

10 apresentações imperdíveis da 2ª edição do Cannes Lions Live 2020

Divulgação
Imagem: Divulgação

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/10/2020 16h02

A pandemia causada pelo coronavírus cancelou 10 entre 10 eventos de publicidade e propaganda neste ano. A maioria deles, porém, optou por levar seus debates e apresentações para o mundo virtual.

Um dos principais deles acontece na semana que vem, entre 19 e 23 de outubro: a segunda edição do 'Lions Live', a versão online do 'Cannes Lions', o mais importante evento sobre marketing e criatividade do mundo.

Na primeira edição virtual do evento, em junho, os debates abordaram o posicionamento em questões raciais e de gênero e falaram sobre uma "nova cultura" na publicidade. A agência brasileira AlmapBBDO foi eleita como a "Agência da Década" do festival.

Na próxima semana, 50 apresentações e debates abordarão temas como cultura criativa, eficácia, insights, bastidores de algumas campanhas premiadas da história recente do festival —e, claro, as previsões para 2021. Toda a transmissão será feita de forma gratuita pelo site do evento.

Destacamos duas apresentações de cada dia. Confira:

Segunda, 19 - Cultura de criatividade & Liderança

10h25: Greg Lyons, PepsiCo

Greg Lyons, líder de marketing do setor de bebidas da PepsiCo na América do Norte, fala sobre sua expectativa para o mundo da publicidade nos próximos 12 meses. Greg também falará sobre como os profissionais da área devem atuar para impulsionar o crescimento dos negócios.

11h25: Marcello Serpa

Um dos maiores nomes da história da propaganda brasileira, Marcello Serpa falará sobre o que aprendeu nos seus mais de 30 anos carreira —e sobre o que ele tem aprendido nestes últimos 5 anos, desde que se aposentou da publicidade e foi morar no Havaí (EUA).

Terça, 20 - Criatividade em ação (parte 1)

12h50: Behind the Scenes: "Address the Future"

A agência Virtue, de Copenhague (Dinamarca), mostra os bastidores do case "Address the Future", que faturou o principal prêmio da categoria Digital Craft no festival em 2019. A ação colocou consumidores para experimentar roupas da marca Carlings em um provador virtual em 3D. Eles puderam usar milhões de roupas de forma digital (e com 0% de impacto no meio ambiente).

14h10: Anselmo Ramos

O criativo brasileiro, hoje sócio da agência Gut, dá 5 insights sobre criatividade e mostra como colocá-los em prática. Na história do festival, Anselmo já faturou 7 Grand Prix e mais de 200 Leões.

Quarta, 21 - Efetividade criativa

10h20: Jennifer Sey, Levi Strauss & Co.

Jennifer Sey, vice-presidente sênior da Levi Strauss & Co, toma conta do marketing de todo o portfólio de marcas da empresa, onde está há mais de 20 anos. Jen foi da seleção norte-americana de Ginástica Artística, é escritora do bestseller "Chalked Up" e produtora do documentário "Athlete A", recém-lançado na Netflix.

12h30: "Você não é você quando está com fome"

A agência global BBDO conta os bastidores do case "Você não é você quando está com fome", criado para a marca de chocolates Snickers, da Mars. O case, que completa 10 anos em 2020, é considerado um dos maiores sucessos de todos os tempos. A agência e o anunciante contarão a origem da campanha e como eles transformaram uma ação global em iniciativas locais, em canais de mídia diferentes.

Quinta, 22 - Criatividade em ação (parte 2)

12h30: "Bluesman"

A agência AKQA São Paulo vai mostrar os bastidores do case "Bluesman", que levou o Grand Prix na categoria Entertainment Lions for Music em 2018. O clipe, que defende o orgulho negro, coloca imagens abstratas e poderosas ao lado de uma triste realidade —e gerou um grande debate online, que deu luz ao cantor Baco Exu Do Blues. O álbum em si, que também chama "Bluesman", foi escolhido como Álbum do Ano pela revista Rolling Stone.

13h50: Crescimento global

O "Global CMO Growth Council" é uma união dos principais líderes da publicidade e marketing do mundo e tem usado sua influência para promover o crescimento da indústria em todo o mundo. Mas como esses esforços ficam agora no mundo pós-pandemia? O debate reunirá nomes como Raja Rajamannar (Mastercard), Marc Pritchard (P&G), Elizabeth Rutledge (American Express) e o brasileiro Marcel Marcondes (AB InBev). Marcondes, inclusive, foi o entrevistado no episódio de estreia do 2° ano do podcast Mídia e Marketing, do UOL.

Sexta, 23 - Processos e capacidades criativas

11h20: "Quando o sushi encontra a inteligência artificial"

Como podemos usar nossas habilidades e ter ideias únicas para um futuro melhor? Kazuhiro Shimura, diretor de criação da agência Dentsu, vai compartilhar a história de como seu desejo de comer (mais) sushi o levou a criar uma inteligência artificial que resolveu, durante a pandemia, os problemas de negócios de uma das maiores redes de restaurantes do Japão.

12h05: Como a marca Chipotle se tornou real no TikTok?

Em pouco mais de um ano, a marca de molhos Chipotle lançou 5 campanhas diferentes no TikTok, que geraram mais de 1 milhão de seguidores (e bilhões de visualizações). No papo, Tressie Lieberman, vice-presidente da marca, e Blake Cadwell, gerente geral da Day One Agency, compartilham algumas lições que aprenderam com o processo.

Mídia e Marketing