IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo apaga tuíte com foto de homem armado para celebrar agricultor

Do UOL, em São Paulo

28/07/2021 15h09Atualizada em 28/07/2021 21h23

A Secom (Secretaria de Especial de Comunicação Social), do governo federal, apagou um tuíte publicado nesta manhã com uma foto de um homem armado para celebrar o Dia do Agricultor.

"Hoje homenageamos os agricultores brasileiros, trabalhadores que não pararam durante a crise da Covid-19 e garantiram a comida na mesa de milhões de pessoas no Brasil e ao redor do mundo", dizia a publicação.

A foto utilizada pode ser encontrada em bancos de imagens na internet. Em um deles, o Getty Images, ela é descrita como uma representação da silhueta de um caçador, e não de um trabalhador do campo.

Secom apagou publicação com foto de homem armado em comemoração ao Dia do Agricultor - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Secom apagou publicação com foto de homem armado em comemoração ao Dia do Agricultor
Imagem: Reprodução/Twitter

Na sequência, a secretaria afirmou que o governo federal "conseguiu reduzir a invasão de terras e está melhorando a infraestrutura das estradas, o que reduz os custos de transporte dos alimentos".

"Além disso, o presidente Jair Bolsonaro estendeu a posse de arma do proprietário rural a toda a sua propriedade", completou o órgão, referindo-se a um projeto de lei sancionado em 2019.

Em nota, a Secom disse ter alterado a imagem porque a utilizada anteriormente "deu margem a interpretações fora do contexto".

" O Governo Federal reafirma a importância dos trabalhadores rurais, categoria que não parou durante a pandemia e que assegurou a produção de alimentos. O governo continuará adotando medidas que proporcionem mais tranquilidade e segurança em respeito ao agricultor e à sua família", concluiu o órgão.

Internautas apontam diferenças em post do governo paulista

Nesta tarde, o governo do estado de São Paulo publicou no Twitter uma imagem comemorando o dia do Agricultor, que mostra um homem com uma criança no colo de frente para uma plantação.

Usuários da rede social apontaram a diferença entre essa foto e a publicada mais cedo pelo governo federal.

O governador paulista, João Doria (PSDB), e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) trocam farpas constantemente.

' data-autoplay='true' data-start='' data-mute='true' data-related='false' data-btnfollow='false' frameborder='0' allow='autoplay; encrypted-media' allowfullscreen>