IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Santa Helena

Santa Helena/Divulgação
Imagem: Santa Helena/Divulgação

26/08/2021 00h50

A Santa Helena fabrica doces à base de amendoim desde 1942. E não para de crescer desde então. Atualmente, o complexo industrial, sediado em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, tem capacidade de processamento de 8 mil toneladas de amendoim por mês - e a empresa responde pela produção de 40% de toda a safra brasileira de alimentos à base desse produto.

São mais de 150 opções no portfólio, com destaques aos dois principais produtos: Paçoquita e Mendorato, que se tornaram referência no mercado. Há mais de 20 anos, a companhia exporta para Europa, América, África e Ásia.

Sua operação prioriza o desenvolvimento dos funcionários com planos de carreira (PDC) bem definidos e uma comunicação clara e direta entre colaboradores e gestores sobre oportunidades de crescimento.

Resumidamente, a Santa Helena gerencia as carreiras de seus talentos assim: unindo o resultado de avaliações de desempenho com conversas sobre carreira, colaborador e gestor elaboram o plano de carreira individual do colaborador, com as ações necessárias de desenvolvimento.

O primeiro passo é definir um cargo como a expectativa nos próximos dois anos e quais são as aspirações de carreira para os cinco anos seguintes. Avaliando as expectativas, o colaborador juntamente com o gestor define um plano de desenvolvimento com ações e prazos que são acompanhados durante o ano.

"Ser uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil faz parte da visão da Santa Helena, que busca ações contínuas para que a companhia consiga, de fato, oferecer aos colaboradores um ambiente saudável, seguro, inclusivo e repleto de oportunidades de crescimento", declara Elaine Ribeiro, gerente executiva de RH.

"Os resultados da pesquisa FIA Employee Experience - FEEx mostram em quais frentes estamos no caminho certo e quais precisamos aprimorar nossas práticas. Os pontos de melhoria são divididos com as lideranças e colaboradores para que juntos busquem as melhores soluções, estimulando o protagonismo e espírito de dono", conclui.

Quer ver sua empresa entre as vencedoras do LIPT 2023? As inscrições estarão abertas no site FIA Employee Experience - FEEx em outubro de 2022.

O Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar (LIPT) é uma iniciativa do UOL e da Fundação Instituto de Administração (FIA) que destaca as empresas brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre os colaboradores a partir da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx). O levantamento mede o ambiente de trabalho, a cultura organizacional, a atuação da liderança e a satisfação com os serviços de RH.