Leonardo Rolim deixa a presidência do INSS e será secretário de Previdência
O governo federal trocou a presidência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Leonardo José Rolim Guimarães foi exonerado do cargo e José Carlos Oliveira, que era superintendente da Regional Sudeste do órgão, assume o posto. A mudança foi publicada na edição de hoje do DOU (Diário Oficial da União).
Rolim assumiu o cargo em janeiro do ano passado, após Renato Vieira ser demitido em meio à crise no órgão por causa do represamento na concessão de benefícios.
Ele seguirá no governo, pois foi nomeado secretário de Previdência — função que exercia antes de assumir a chefia do INSS —, no lugar de Narlon Gutierre Nogueira, que foi dispensado.
As mudanças foram assinadas pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.
INSS diz que vai acelerar concessão de novos benefícios
No mês passado, Rolim disse que o INSS trabalha em medidas para tentar acelerar a regularização do estoque de benefícios que aguardam análise.
A previsão dele é de que a fila para benefícios previdenciários seja regularizada até o fim do ano. Para os assistenciais, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada), pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, o fluxo deve ser colocado em dia ao longo de 2022, devido à complexidade do benefício e ao estoque elevado que se acumulou, inclusive por causa da pandemia de covid-19, quando as perícias médicas ficaram suspensas por seis meses.
Segundo o INSS, há 560 mil benefícios hoje na fila do "pente-fino" e outros 200 mil devem ser adicionados em breve a partir de uma avaliação prévia de benefícios do BPC para idosos.
* Com Estadão Conteúdo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.