IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Zema diz ter pedido suspensão de tarifa extra na conta de luz para MG

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), em foto de arquivo - Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), em foto de arquivo Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

13/01/2022 16h40

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse hoje que pediu ao governo de Jair Bolsonaro (PL) a suspensão da taxa extra na conta de luz para todo o Estado e que os mineiros "não podem ser penalizados" com o custo aplicado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Ontem, o Ministério de Minas e Energia já havia informado que a bandeira tarifária de escassez hídrica —que acrescenta R$ 14,20 às contas de luz a cada 100 kWh consumidos— deve seguir em vigor até o fim de abril, mesmo após as fortes chuvas registradas nas últimas semanas e o consequente aumento no nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas.

Enviei ao Ministro de Minas e Energia pedido de suspensão da Bandeira vermelha de Escassez Hídrica na conta de luz em nosso Estado. Neste momento de recuperação econômica dos efeitos da pandemia, agravado pela crise das finanças estaduais, em que somos atingidos por chuvas que ocasionam verdadeiro cenário de guerra, a solidariedade com os mineiros é emergencial. Não podemos ser penalizados com o custo determinado pela Câmara de Gestão Hidroenergética e aplicado pela Aneel. Romeu Zema, em seu perfil no Twitter

O estado de Minas contabiliza, até agora, 374 cidades que decretaram situação de emergência em razão das fortes chuvas. São 26.492 pessoas que estão desalojadas e outras 4.047 desabrigadas. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (13) pela Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil).