IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Está zerado? Próxima fase de consulta a site do BC poderá ter novos valores

Até o meio-dia desta segunda (14), mais de 20,5 milhões de CPFs e CNPJs já haviam sido consultados - Getty Images
Até o meio-dia desta segunda (14), mais de 20,5 milhões de CPFs e CNPJs já haviam sido consultados Imagem: Getty Images

Anaís Motta

Do UOL, em São Paulo

14/02/2022 13h36Atualizada em 14/02/2022 18h16

Se você acessou o novo site para consulta a dinheiro esquecido em bancos e se decepcionou por não ter valores a receber, não perca a esperança. Segundo o Banco Central, haverá uma próxima fase em que novos valores serão disponibilizados.

A partir de maio, a população poderá checar o site valoresareceber.bcb.gov.br — e eventualmente descobrir que tem, sim, resgates disponíveis.

Nesta primeira fase, foram liberados cerca de R$ 4 bilhões para consulta, mas o BC estima haver R$ 8 bilhões a serem devolvidos a pessoas físicas e jurídicas.

Até o meio-dia desta segunda-feira (14), mais de 20,5 milhões de CPFs e CNPJs já haviam sido checados no site, segundo balanço do próprio BC.

Valores a receber - Reprodução - Reprodução
Mensagem no site valoresareceber.bcb.gov.br indica que haverá uma nova etapa de consulta
Imagem: Reprodução

Muitos consumidores que descobriram não ter dinheiro esquecido em bancos relatam ter recebido a seguinte mensagem: "Mas você poderá fazer nova consulta a partir de 2 de maio de 2022, para saber se terá valores a receber no novo período de consulta". O UOL procurou a assessoria do BC para confirmar se a próxima etapa será liberada, de fato, no início de maio e ainda aguarda retorno.

O site para consulta havia sido anunciado ainda em janeiro. Mas a novidade animou tanto os brasileiros que o sistema logo ficou sobrecarregado e saiu do ar, fazendo com que a operação fosse suspensa até que o acesso fosse restabelecido. Segundo o BC, o sistema funcionou "sem instabilidades".

Confira o passo a passo para descobrir se você tem ou não algum dinheiro a receber:

  • Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br;
  • Digite seu CPF ou CNPJ e a data de nascimento ou de criação da empresa para consultar se você tem valores esquecidos em bancos;
  • Se sim, guarde bem a data que o sistema vai te informar. É neste dia que você saberá o valor exato que tem a receber e solicitar a transferência, também pelo valoresareceber.bcb.gov.br.

Resgate

A devolução do dinheiro poderá ser feita via Pix a partir de 7 de março. Aqueles que não tiverem ou preferirem não indicar uma chave na hora de pedir a transferência serão informados pelos respectivos bancos sobre como será feito o depósito.

Se você não conseguir acessar o site no dia indicado pelo sistema do BC, não se preocupe: volte ao valoresareceber.bcb.gov.br em outro momento e repita o processo. O sistema vai te informar uma nova data para retorno.

O dinheiro é seu e, portanto, continuará guardado pelas instituições financeiras pelo tempo que for necessário, até que você peça a devolução.

Conta gov.br

Para pedir o resgate do dinheiro, será necessário usar um login gov.br nível prata ou ouro. Caso ainda não o tenha, basta fazer um cadastro gratuito pelo site ou pelo aplicativo gov.br disponível na Google Play (Android) e na App Store (Apple).

A conta gov.br tem três níveis de confiabilidade: bronze, prata e ouro. O primeiro, mais básico, é conquistado logo quando o cidadão se cadastra na plataforma, o que normalmente acontece por meio do formulário online do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ou da Receita Federal.

Para subir de nível e, assim, conseguir acessar solicitar transferências no valoresareceber.bcb.gov.br, é necessário confirmar sua identidade por meio de qualquer um dos processos indicados nas plataformas gov.br. Quem quiser ir de bronze para prata, por exemplo, pode validar seus dados no próprio app, via reconhecimento facial.

Gov.br - Reprodução - Reprodução
Mudança do nível de confiabilidade da conta gov.br pode ser feita pelo aplicativo oficial
Imagem: Reprodução

Acompanhe esta e outras notícias no UOL News: