Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Site da Americanas e do Submarino voltam ao ar depois de quatro dias

Sites estavam fora do ar desde o último sábado (19) - Divulgação
Sites estavam fora do ar desde o último sábado (19) Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

23/02/2022 11h37Atualizada em 23/02/2022 12h07

Os sites das Americanas e do Submarino, ambos do grupo Americanas S.A., voltaram ao ar na manhã de hoje, depois de ficarem suspensos desde o último sábado (19), após as plataformas registrarem problemas no acesso de usuários e rumores de que foram alvos de ataques hackers. Já o site da Shoptime, controlado pelo mesmo grupo, continua fora do ar.

Por volta das 11h30 (horário de Brasília), as plataformas estavam disponíveis, com uma mensagem no topo dizendo: "Estamos voltando de forma gradual, disponibilizando produtos e funcionalidades progressivamente, para que você possa comprar com segurança".

Nesse mesmo horário, as ações do grupo Americanas tinham a maior alta da Bolsa de Valores brasileira (B3), de 7,39%, negociadas a R$ 32.

Pouco antes, o grupo Americanas divulgou uma em nota informando que estava restabelecendo os ambientes gradualmente e que não havia evidência de comprometimento da base de dados. "A companhia reforça que a segurança das informações é sua prioridade e que continuará mantendo o mercado, clientes e parceiros atualizados", escreveram.

Os sites das lojas Americanas e Submarino, duas das principais plataformas de comércio eletrônico do país, saíram do ar no fim de semana.

Em comunicado ao mercado, a Americanas S.A, que controla os dois sites, confirmou a suspensão de parte dos servidores e citou um "acesso não autorizado". Na segunda-feira, o site da Shoptime, também controlado pelo grupo, foi suspenso preventivamente.

Dados da consultoria Economatica estimam que a companhia tenha perdido R$ 3,48 bilhões em valor de mercado só nos últimos dois dias. Ontem, os papéis da companhia caíram 5,4%, e na segunda-feira (21), 6,6%.