IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Projeto quer obrigar empresas a divulgar salário em anúncios de emprego

Um projeto de lei do deputado Alexandre Frota quer obrigar as empresas a informar a faixa salarial em anúncios de emprego - Getty Images/iStockphoto
Um projeto de lei do deputado Alexandre Frota quer obrigar as empresas a informar a faixa salarial em anúncios de emprego Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

11/07/2022 09h19Atualizada em 11/07/2022 09h28

Um projeto de lei quer obrigar as empresas a informar a faixa salarial em anúncios de emprego. A proposta, de autoria do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), tramita na Câmara dos Deputados.

Segundo o texto, a regra deverá ser cumprida por empresas públicas e privadas. Em caso de descumprimento, o projeto prevê a possibilidade de multa de cinco salários mínimos (ou R$ 6.060).

"As empresas buscam profissionais para o preenchimento de vagas disponíveis, porém não comunicam qual a faixa salarial, o que gera insegurança ao desempregado, ou seja, paira a dúvida se é um salário compatível com aquilo que ele está pretendendo ao buscar sua recolocação no mercado", afirmou Frota para Agência Câmara.

O projeto será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e da CCJ (Constituição e Justiça e de Cidadania). Se aprovado, o texto segue direto para o Senado sem a necessidade de passar pelo plenário.

Atualmente, o projeto aguarda a designação de um relator na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

Só 12 de 140 profissões estão ganhando mais na contratação

O salário médio dos trabalhadores quando são contratados só teve aumento real em 12 de 140 profissões, segundo levantamento da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) divulgado na semana passada. Isso significa que, descontada a inflação, 128 ocupações estão oferecendo salários de contratação menores do que há um ano.

A profissão que ocupa a primeira posição dentre as 12 que tiveram aumento real no salário de contratação é a de médico clínico. A ocupação registra R$ 10.883,65 como salário médio de admissão, um aumento de 35,6% em relação a maio de 2021, já descontada a inflação acumulada no período. Veja a lista completa aqui.