IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Euro valendo menos que dólar: qual moeda é melhor levar na viagem?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio

13/07/2022 15h09

O euro está caindo em relação ao dólar e, pela primeira vez desde 2002, chegou a valer menos que a moeda norte-americana. Para quem vai viajar para a Europa, continua valendo a pena levar euros? Ou será que a queda tornou o dólar mais vantajoso?

Vale a pena levar dólar ou euro? Especialistas alertam que não vale a pena compra dólar para depois trocar por euro. Há custos com tarifas e impostos a cada vez que você compra uma moeda, explica o economista e professor do Ibmec-RJ Gilberto Braga. Então quanto mais vezes você fizer a troca, pior.

Quando vale a pena comprar dólar? Segundo o professor, a troca consecutiva de moedas só vale a pena quando a diferença de valor entre elas for superior a 15%.

E quem já tem dólar em casa? Para quem vai viajar para a Europa e tem dólar em casa, o economista Ricardo Macedo explica que dá até para sair ganhando ao trocar dólares por euro, dependendo do valor que o viajante pagou pela moeda norte-americana. Quem comprou dólar por um preço médio de R$ 5, nos cálculos do economista, sai ganhando por causa das diferenças em relação à cotação atual.

Vale a pena comprar euro agora? Sim, se você tem viagem marcada para as próximas semanas. Mas a recomendação dos especialistas é comprar moeda de forma fracionada, ou seja, aos poucos, para reduzir possíveis perdas lá na frente com a possibilidade de nova desvalorização.

Por que o euro caiu tanto? São principalmente dois motivos. Macedo explica que o dólar já vinha passando por um processo de valorização perante o euro. Isso tem a ver com a inflação e os juros. A inflação está em disparada tanto nos EUA quanto na Europa. O Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA) e o BCE (Banco Central Europeu) estão subindo as taxas de juros para combater a alta de preços. Mas o ritmo de aumento dos juros é maior nos EUA, e juros mais altos tendem a atrair para lá recursos hoje investidos em outros lugares, inclusive nos países da zona do euro. Com menos dólares na Europa, a cotação sobe. O segundo motivo é a guerra na Ucrânia.

Por que a guerra na Ucrânia tem influência na queda do euro? O problema da inflação na União Europeia é agravado pela crise imposta pela guerra da Rússia contra a Ucrânia. A maioria dos países europeus é dependente do petróleo e do gás da região em conflito. Com problemas no fornecimento, o custo dos combustíveis e da energia sobe, o que contamina a economia toda. É uma crise energética, que gera preocupações com uma possível recessão e enfraquece o euro. A inflação na zona do euro atingiu 8,6% em junho, um recorde histórico.

A Europa ficou mais barata para turismo? Com a queda do euro, é possível, gastar menos com a compra da moeda. Mas vale lembrar que a inflação alta na Europa acaba por impactar o poder de compra também dos turistas, que terão que gastar mais para se hospedar, comer e circular pelo continente.