IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Prazo para atualizar Cadastro Único termina nesta sexta; veja como fazer

Quem precisar atualizar cadastro precisa ir até Cras ou posto de atendimento do CadÚnico - Estadão Conteúdo
Quem precisar atualizar cadastro precisa ir até Cras ou posto de atendimento do CadÚnico Imagem: Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

10/11/2022 12h38

O prazo para atualizar os dados do CadÚnico (Cadastro Único) termina nesta sexta-feira (11). O Ministério da Cidadania diz que neste ano apenas as famílias com cadastros que foram atualizados pela última vez em 2016 ou 2017 foram convocadas para atualizar os dados no Cadastro Único.

As famílias que atualizaram dados pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos. Os beneficiários do Auxílio Brasil que estão em revisão cadastral também precisam fazer a atualização.

Primeiro, o prazo se encerraria em 14 de outubro, mas foi prorrogado por mais 30 dias por causa da pandemia e das filas nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social).

Beneficiários que ainda não atualizaram cadastro: O Ministério da Cidadania diz que 798,8 mil famílias convocadas para a revisão cadastral ainda não fizeram a atualização. Destas, 234,4 mil recebem o Auxílio Brasil.

Como atualizar o cadastro? Quem for convocado para a revisão dos dados precisar ir até um Cras ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município.

Por que atualizar o cadastro? A atualização cadastral é pré-requisito para o pagamento de benefícios sociais como o Auxílio Brasil, BPC (Benefício de Prestação Continuada), tarifa social de energia elétrica e a ID Jovem, documento gratuito que possibilita ao jovem de baixa renda o acesso a diversos benefícios culturais, como desconto de 50% em cinemas, teatros, shows e outros eventos.

Como saber se preciso atualizar os dados? Os beneficiários podem verificar seu cadastro pelo aplicativo Cadastro Único (disponível para Android ou iOS) ou na versão web no endereço cadunico.cidadania.gov.br. Nessa página, também é possível encontrar o endereço dos postos de atendimento. É necessário estar logado no gov.br.