IA com ética, design cívico e comunidade: os insights do SXSW 2023
Esta é a versão online para a edição desta sexta-feira (21/04) da newsletter Mídia e Marketing. Quer se inscrever neste e outros boletins e recebê-los no seu e-mail? Cadastre-se aqui. Quem assina o UOL ainda recebe dez newsletters exclusivas.
O SXSW, realizado no mês passado, nos Estados Unidos, é um dos principais eventos de criatividade e inovação do planeta. A conferência deste ano contou com 25 trilhas temáticas, com reflexões sobre os maiores desafios que a humanidade enfrenta hoje.
Pelo 7º ano consecutivo, a consultoria GoAd Media produziu um grande relatório com as principais inovações, tendências e provocações apresentadas no festival. O projeto tem oferecimento do UOL e apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).
Em 90 páginas, o report apontou 6 dos principais insights do evento deste ano. Confira:
Automação cognitiva e a busca pela amplificação humana
Ao mesmo tempo em que as ferramentas baseadas em inteligência artificial (IA) reproduzem e automatizam capacidades humanas, elas impõem às pessoas novos papéis sociais.
Junto a previsões trágicas de acabar com empregos e profissões, há um meio termo que pode ser positivo, desde que seja conduzido com ética e transparência. Quem souber fazer uso das ferramentas de IA em seus cotidianos profissionais irá se destacar em seus respectivos ramos.
Experiências imersivas e funcionais
Conforme os equipamentos de realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e realidade mista (XR) se tornam mais populares, sua utilização ganha novas aplicações práticas, que vão desde propostas de entretenimento a sensibilização relacionada a causas específicas, como os impactos de uma guerra.
Cresce também o uso no varejo - em breve, todos vão utilizar as ferramentas de alguma forma.
Creator economy e o compromisso com a comunidade
Um dos aprendizados do SXSW 2023 é a importância de fortalecer comunidades comprometidas com seus membros. No universo do empreendedorismo e do marketing, ganha corpo o movimento de se reunir em torno de grupos não necessariamente grandes, mas fiéis.
Os creators estão entre os que melhor exploram esse senso de comunidade - como pilar de apoio e ativo competitivo.
Emergência climática e a urgência da ação
A realidade dura trazida pela emergência climática nos últimos anos mostra à nossa geração que não há plano nem planeta b, tampouco tempo de sobra para agir sobre o rastro de destruição. Ainda que tenha sido alvo de uma trilha temática inteira no SXSW 2023, o assunto não despertou interesse correspondente à sua importância. Salas menores e raramente lotadas foram uma constante.
Lá, porém, o maior exemplo de compromisso com a agenda ambiental veio da Patagonia. A companhia tem sido ativa na luta contra as mudanças climáticas e na proteção da biodiversidade, desestimulando o consumo exagerado e apoiando organizações ambientais.
Design cívico, cidades e mobilidade
Os cuidados com as cidades são um desafio especialmente por sua escala. Qualquer decisão causa impacto em milhares (e até milhões de pessoas).
Para além dos painéis sobre cidades inteligentes e conectadas, parte importante das discussões no SXSW 2023 abordaram a importância da empatia e da atenção aos modos de usar a tecnologia, mitigando os riscos e alavancando os potenciais de melhoria da vida dos cidadãos.
Tecnologias da saúde e a ciência do bem-estar
O SXSW 2023 destacou avanços tecnológicos de ponta no campo da saúde, relacionados principalmente à conexão homem-máquina, a partir de interfaces entre cérebro e computadores.
Por outro lado, o festival explorou o poder de terapias à base de cannabis e de psicodélicos, que experimentam uma espécie de revival.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.