Se Galípolo for aceito no BC, deverá largar cargo no BB, diz Fazenda
O economista Gabriel Galípolo foi eleito hoje presidente do Conselho de Administração no Banco do Brasil, enquanto aguarda aprovação em sabatina no Senado para assumir um cargo de diretoria no Banco Central.
O que aconteceu:
O UOL apurou que é improvável que Galípolo possa manter os cargos nos dois bancos, pois poderá ser alegado conflito de interesse.
Em nota, o Ministério da Fazenda disse que, caso o Senado aprove Galípolo para o BC, "o procedimento será pela descompatibilização de Galípolo do cargo no Conselho do Banco Brasil".
O nome de Galípolo já consta no site do BB como presidente do conselho (veja abaixo).
Na semana passada, o "número 2" do Ministério da Fazenda foi indicado para a diretoria de Políticas Monetárias do BC.
A primeira conversa dele com a imprensa após a recomendação foi bem vista pelo mercado. Nela, o economista argumentou que "todo mundo que baixar os juros", em meio ao cabo de guerra entre governo e BC: "Tenho convicção que toda diretoria do Banco Central não tem nenhum tipo de satisfação, nem profissional, nem pessoal, de ter juros mais altos".
Ao mesmo tempo, Galípolo reconheceu que o Ministério da Fazenda "tenta criar um ambiente para que o mercado possa colocar os preços da maneira adequada e o BC possa sancionar essa redução".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.