Águas Guariroba é empresa "Mais Incrível para Trabalhar" de médio porte

A Águas Guariroba, grande campeã de 2023 entre as empresas de médio porte, pertence ao grupo Aegea Saneamento e cuida dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

Com um iFEEx (nota média principal) de 87,6 na pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), realizada entre dezembro de 2022 e agosto de 2023, a empresa também se destacou como "Mais Incrível no setor Serviços Públicos".

A Águas Guariroba prima pelo compromisso com a sustentabilidade e no respeito à sociedade. Essa atuação pautada por princípios éticos se estende, naturalmente, ao tratamento que dá a seu quadro de colaboradores.

"São as pessoas que fazem a diferença no nosso negócio", diz Themis de Oliveira, diretor presidente da Águas Guariroba. "Temos a missão de levar saúde e qualidade de vida para as famílias de Campo Grande por meio de saneamento básico de qualidade, e isso só é possível com o comprometimento de quem veste a nossa camisa todos os dias, trabalha buscando inovação e aliando tecnologia aos serviços."

Melhores práticas em clima organizacional

Para começar, assim como outras empresas grupo Aegea Saneamento, há na Águas Guariroba um forte compromisso com a diversidade, pautado principalmente pelo aumento do número de mulheres e negros em cargos de liderança

Além disso, ações de qualidade de vida têm se tornado cada vez mais frequentes. Exemplo é o "Medida Certa", programa que incentiva hábitos saudáveis na alimentação e a prática de atividade física pela equipe.

No aspecto individual, as principais conquistas e desejos do colaborador têm sido abordadas em dinâmicas, roda da vida e workshops com autoavaliação, todos implantados no último ano.

Continua após a publicidade

"Além de proporcionar um ambiente acolhedor, a Águas Guariroba busca abraçar também as famílias dos nossos colaboradores", diz Oliveira. "Promovemos o programa "Família na Empresa", que proporciona um dia de passeio, conhecimento e integração em nossas estações de tratamento com os trabalhadores e seus familiares e damos boas-vindas aos filhos recém-nascidos dos colaboradores com cestas de presentes exclusivos, trazendo um pequeno enxoval personalizado com o nome do bebê."

Por falar em filhos, este ano a licença-maternidade foi ampliada de 120 para 180 dias, e a paternidade, de cinco para 20 dias, para que as famílias comprometidas com o propósito da empresa se sintam um pouco mais acolhidas em um momento importante da vida.

Crescimento na carreira

Outro ponto forte da Águas Guariroba é raramente buscar novos chefes ou coordenadores fora de empresa. Por princípio, as vagas são anunciadas primeiro internamente - e quase todas são preenchidas por pratas da casa. Isso cria oportunidades de crescimento a todos os funcionários. Também são oferecidos treinamentos para ampliar os conhecimentos técnicos e a capacidade de gestão dos líderes. Tanto que até mesmo outras unidades do Grupo Aegea ficam de olho nos profissionais formados na empresa para contratá-los.

Com a necessidade de ampliação do sistema de saneamento básico nacionalmente, a empresa prevê grande possibilidade de crescimento para os colaboradores e ganho de escala na pesquisa de novas tecnologias e melhoria de processos. Exemplos locais são os programas estratégicos Campo Grande Saneada, que já realizou a implantação de mais de 47 quilômetros de rede de esgoto e deve concluir mais 150 quilômetros, beneficiando mais de 16 mil famílias na capital sul-matogrossense, e Escolas Saneadas, que prevê a construção de 27 mil metros de rede de esgoto, beneficiando 116 escolas públicas da cidade.

Quer ver sua empresa entre as vencedoras do LIPT 2024? As inscrições estarão abertas no site FIA Employee Experience - FEEx em dezembro de 2023.

Continua após a publicidade

O Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar (LIPT) é uma iniciativa do UOL e da Fundação Instituto de Administração (FIA) que destaca as empresas brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre os colaboradores a partir da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx). O levantamento mede o ambiente de trabalho, a cultura organizacional, a atuação da liderança e a satisfação com os serviços de RH.

Deixe seu comentário

Só para assinantes